Eclipse total da Lua poderá ser visto do Planetário do Rio

Durante o ápice do fenômeno, no dia 15/5, que promete ser inesquecível, a Lua poderá ficar levemente avermelhada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Planetário do Rio de Janeiro, na Gávea - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

O Planetário do Rio ou Planeta.RIO, na Gávea, abre as suas portas para a observação do eclipse total da Lua.  “Este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproxima os jovens da ciência“, afirma o presidente da Fundação, Gledson Vinícius.

O evento será o primeiro eclipse em que o Planetário funcionará após a pandemia. “A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos“, diz Leandro Guedes, Diretor de Astronomia da instituição. O evento, segundo o diretor, contará também com projeções do eclipse no local e, para quem não puder vir presencialmente, o Planetário prepara uma transmissão ao vivo via Youtube para quem tiver interesse em acompanhar a jornada do fenômeno.

Esse é um evento que tem data e hora para acontecer. A abertura do espaço do anfiteatro da Fundação ocorrerá às 21h, de 15/5, com a possibilidade de uso dos telescópios para observar a Lua cheia. O Início do eclipse está previsto para as 23h27min. Durante o ápice do fenômeno, que promete ser inesquecível, a Lua poderá ficar levemente avermelhada.
 
A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Por se tratar de um evento mais longo, recomenda-se levar cadeira de praia, canga ou algum tapetinho para ficar mais à vontade para assistir a atração principal.
Vale lembrar que a atividade depende das condições meteorológicas para acontecer. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação fica comprometida e teremos de avaliar na hora a realização do encontro.

Planetário do Rio
15 de maio – 21h
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea.
Estacionamento gratuito no local (sujeito a lotação).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eclipse total da Lua poderá ser visto do Planetário do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Eclipse total da Lua poderá ser visto do Planetário do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui