Economista Carlos Lessa morre aos 83 anos no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carlos Lessa - Foto: Reprodução/YouTube UFRJ

Aos 83 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (05/06) o economista Carlos Lessa, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Lessa, que deixa 3 filhos e netos, estava internado no Hospital CopaStar, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A causa de seu falecimento não foi informada. Em função do isolamento social, a família disse que a cerimônia de despedida será realizada de maneira virtual.

”Meu amado pai foi hoje às 5 horas da manhã descansar. A tristeza é enorme. Seu último ano de vida foi de muito sofrimento e provação. O legado que ele deixou não foi pequeno. Foi um exemplo de amor incondicional pelo Brasil, coerência e honestidade intelectual, espírito público, um professor como poucos e uma alma generosa que sempre ajudou a todos que podia quando estava a seu alcance, um grande amigo. Que descanse em paz”, afirmou um dos filhos do economista, Rodrigo Lessa, em uma rede social.

Formado em Economia pela UFRJ em 1959, Carlos Lessa se tornou reitor da referida universidade em 2002. Por lá, seu trabalho ficou marcado. Segundo a própria instituição, que homenageou o economista em uma nota em seu site e decretou luto oficial de 3 dias, ele sempre batalhou muito pelo local, respeitando as decisões colegiais e as instâncias administrativas.

Advertisement

”A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente a perda de Lessa e presta condolências à família e aos amigos. O Brasil perde um grande Brasileiro, com B maiúsculo’‘, diz a nota da UFRJ.

Já em janeiro de 2003, Carlos Lessa assumiu a presidência do BNDES, onde ficou até novembro de 2004.

Carlos Lessa era também um grande amante da região central do Rio de Janeiro, e apaixonado pelo “Rio Antigo”. Comprou, reformou e restaurou diversos sobrados históricos na região próxima à Praça XV, principalmente na Rua do Rosário. Seus prédios, restaurados cuidadosa e minuciosamente, são um grande legado dele para a cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Economista Carlos Lessa morre aos 83 anos no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui