Ediel Ribeiro: Adeus, Cassiano

Colunista do DIÁRIO DO RIO presta homenagem ao músico Cassiano, falecido nesta semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Outro dia, saindo da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), onde fomos prestigiar o lançamento de um livro do amigo Ykenga, fomos – eu e o cartunista Netto – parar num boteco próximo ao Teatro Rival, no centro do Rio de Janeiro.

Lá, encontramos o compositor Paulo Zdanowski. Para quem não está ligando o nome a pessoa, Zdanowski foi um dos integrantes da banda ‘Brylho’, uma banda brasileira de soul/funk formada em 1978 por Arnaldo Brandão, Cláudio Zoli, Paulo Zdanowski, Robério Rafael e Ricardo Cristaldi.

Zdanowski foi também parceiro de Cassiano nos singles “A Lua e Eu” e “Coleção”. Entre um chopp e outro, conversamos muito sobre desenho (Netto fazia a caricatura do Zdanowski, do garçom e do dono do boteco), música e Cassiano.

Nesta sexta-feira, (7/5) ainda abalado com a morte do ator Paulo Gustavo, acordei com a notícia da morte de Cassiano, também vítima da covid-19.

Advertisement

Porra, estamos ficando sem ídolos!

Genival Cassiano, nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 16 de setembro de 1943. Com 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro com o sonho de fazer música.

Filho de músico e fã de João Gilberto, Lupicínio Rodrigues e Jackson do Pandeiro, Cassiano iniciou-se na música junto com o irmão e um amigo, formando o grupo ‘Bossa Trio’ – que logo se transformaria em ‘Os Diagonais’, banda de samba/funk, marcada por uma forte influência do jazz e do, até então, incipiente soul americano.

No Rio, o músico foi apresentado ao ‘rhythm and blues’ de músicos como Otis Redding, o ‘soul’ de Stevie Wonder e o ‘suingue’ de Tim Maia. Por reunir todas essas referências, álbuns de sua discografia, como ‘Apresentamos nosso Cassiano’ (1973) e ‘Cuban soul’ (1976), são considerados jóias da música soul no Brasil.

Com Tim, Cassiano emplacou sucessos como ‘Primavera’ e ‘Eu amo Você’. O compositor também teve composições gravadas por Ivete Sangalo, Marisa Monte, Alcione, Gilberto Gil e Djavan, entre outros.

Além de compositor, Cassiano era também músico e cantor. Ele próprio, gravou alguns de seus sucessos, entre eles, ‘A lua e Eu’, que fez parte da trilha sonora da novela ‘O grito’ da ‘TV Globo’ e ‘Coleção’ que foi febre nacional graças a outra novela global, ‘Locomotivas’, em 1977.

Em 1978, Cassiano foi diagnosticado com tuberculose e precisou retirar um pulmão, o que o obrigou a abandonar a carreira de cantor. No entanto, ele nunca deixou de compor e de se apresentar como músico. Sua discografia conta com dois álbuns com o grupo Os Diagonais, quatro discos como solista e três coletâneas.

O cantor de 77 anos, faleceu no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o final de abril.

Foi se encontrar com a lua. Adeus, Cassiano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: Adeus, Cassiano
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Quero agradecer ao Ediel, as palavras generosas à nosso respeito, e a sua admiração pelo Cassiano, que era um gênio incompreendido e menosprezado pela mídia e pelo público menos exigente! Mas nossas parcerias atravessarao gerações se Deus quiser! Um forte abraço do amigo e fã Paulo Zdanowski!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui