Ediel Ribeiro: O Bar Amarelinho

Colunista Ediel Ribeiro fala sobre o icônico Amarelinho, tradicional bar localizado na Cinelândia, Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bar Amarelinho, na Cinelândia, Centro do Rio - Foto: Reprodução

A notícia do fechamento do Bar Amarelinho, na Cinelândia, confesso, me pegou de surpresa. Foi como se tivesse perdido um amigo. Vivi muitas histórias no Amarelinho. Uma delas, já contei aqui. Conto, outra vez, para quem não leu: um dia, fui homenageado com uma Moção de Honra na Câmara de Vereadores, ali ao lado do boteco. Depois da cerimônia, sentei ali para beber com o Tony Martinelli, jornalista veterano que trabalhava na extinta revista ”Manchete”. Tomei um porre tão grande que perdi o diploma.

Felizmente, a notícia do fechamento do bar era mais uma dessas fake news que inundam as redes sociais. O Amarelinho só está dando um tempo esperando a pandêmia passar. O Amarelinho é um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro. foi fundado em 1921, na Cinelândia, que na época, por abrigar teatros e cinemas era considerada ”Broadway brasileira”.

O escritor e poeta mineiro, Paulo Mendes Campos, na crônica antológica ”Por que bebemos tanto assim?”, escreveu: ”Um bar perfeito precisa apresentar cinco qualidades fundamentais: boa circulação de ar, bom proprietário, bons garçons, bons fregueses e boa bebida.”

Isso é quase impossível de acontecer, mas o Amarelinho, se aproximava disso. A história do Rio de Janeiro se mistura com a boêmia. Muitos dos fatos mais importantes da memória da Cidade Maravilhosa começaram ou terminaram em mesas de bares e cafés. O Amarelinho da Cinelândia sintetiza essa ideia.

Advertisement

O nome, que caracteriza tão bem o lugar, nem sempre foi Amarelinho. O bar se chamava Café Rivera, ganhando o epíteto ”Amarelinho” em decorrência da cor predominante das paredes externas do edifício. A fase áurea do lugar começou com o espanhol José Lorenzo Lemos, 85. Lorenzo veio para o Brasil em 1956, aos 18 anos, chegou ao Rio fugindo da Guerra Civil na Espanha e da ditadura de Franco.

Começou como copeiro e garçom em bares da Praça Mauá. Morava num quarto do prédio da Avenida Rio Branco, 55. Fazendo economia, comprou o Bar do Baiano, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em seguida, comprou o bar Simpatia, na Cinelândia, e, em 1970, tornou-se sócio do Amarelinho.

Paco do Ouvidor Ediel Ribeiro: O Bar Amarelinho
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O bar, vizinho à Câmara dos Vereadores, já foi palco de grandes debates sobre o cenário artístico e político brasileiro. Figuras como Carlos Drummond de Andrade, Oscar Niemeyer, Mário de Andrade, Joel Silveira, Vinicius de Moraes discutiram nas mesas do bar, a Semana de Arte Moderna, a luta pela igualdade racial, o início da Era Vargas, os movimentos nacionalistas, a fundação do Partido Comunista, entre muitos outros assuntos.

O charme do lugar é que você pode sentar numa das mesas espalhadas pela calçada, e tomar seu chope apreciando o movimento frenético das pessoas que circulam pelo centro, no dia-a-dia. O cardápio é rico e variado. Entre os pratos mais pedidos estão a feijoada, o cozido, a picanha e o churrasco misto. Alguns petiscos também fazem um sucesso especial como o frango à passarinho e a codorna frita. Outra especialidade da casa é o sanduíche de filé mignon com queijo no pão francês. Tudo acompanhado de um dos melhores chopps do Rio. Vale a pena visitar, antes que feche de verdade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: O Bar Amarelinho
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui