Ediel Ribeiro: O rubro negro Garrincha

Garrincha tinha duas datas de nascimento: 18 e 28 de outubro de 1933. Faria esse mês, se vivo, 88 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arte: Nei Lima

O que tinham em comum Zico e Garrincha, além da genialidade com a bola nos pés?
Ambos eram rubro negros de coração.

Confesso, não sabia.

A revelação foi feita pelo escritor e jornalista Ruy Castro, em seu livro “Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha”, 1995 (Editora Companhia das Letras).

Ruy Castro ouviu de Rosa, irmã mais velha do jogador, que o menino Garrincha tinha uma camisa do Flamengo que adorava e levava dias sem tirá-la.

Advertisement

Para mim, era impossível imaginar que no peito do maior ídolo botafoguense – segundo jogador que mais vestiu a camisa alvinegra e terceiro maior artilheiro do clube de Marechal Hermes, responsável por inúmeras conquistas – pudesse bater um coração rubro-negro.

Todas as glórias de Garrincha em clubes se deu no Botafogo de Futebol e Regatas, entre 1953 e 1965, na companhia de outros craques como Didi e Nilton Santos. Daí minha desconfiança.

Mas, até Elza Soares, mulher e grande amor da vida do jogador, quando questionada por um jornalista sobre qual o time de coração do craque das pernas tortas, não hesitou: “Flamengo”.

Em uma excelente crônica no jornal “Folha de São Paulo”, Ruy Castro, biógrafo de Garrincha, no entanto, redime o jogador: “Mas não há razão para mágoa” – escreve Ruy. “ Pelo Botafogo, Garrincha enfrentou o

Flamengo 38 vezes. Ganhou 15, perdeu 12 e empatou 11, boa média, e marcou 12 gols, alguns decisivos – dois dos quais no 3X0 de 1962 sobre o rival, que deu o bicampeonato carioca ao Botafogo.

E há outro motivo para minimizar a suposta torcida de seu ídolo pelo odiado Flamengo: Garrincha não ligava para futebol. Nunca ia aos estádios, exceto para jogar, e não seguia jogos pelo rádio ou TV.

Quando o Brasil perdeu a Copa de 50 para o Uruguai e ele viu as pessoas chorando, comentou: ‘Que bobagem, chorar por causa de futebol’.

O futebol, para ele, era a bola em seus pés – nem pensar em dar combate a um adversário. A graça estava no drible, no gol e, em terceiro plano, na vitória. A rigor, não era um torcedor.

Ah, sim, aos 36 anos, em 1969, Garrincha foi jogar no Flamengo.

Mas ali, não era mais Garrincha”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ediel Ribeiro: O rubro negro Garrincha
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Ediel Ribeiro: O rubro negro Garrincha
Avatar photo
Jornalista, cartunista, poeta e escritor carioca. É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG) e Diário do Rio (RJ) Autor do livro “Parem as Máquinas! - histórias de cartunistas e seus botecos”. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) dos romances "Sonhos são Azuis" e “Entre Sonhos e Girassóis”. É também autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty", publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ), desde 2003, e criador e editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!"
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui