Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (12/07), às 18h, a editora Telha lança o livro “Histórias do Jardim Botânico: Um Recanto Proletário na Zona Sul Carioca (1884-1962)”. O lançamento será realizado através de uma live no Facebook.

Escrito pela historiadora Luciene Carris, que cresceu e vive no bairro, a obra traz revelações e interpretações que acentuam as diversidades de um local que, de vida de operários fabris e de trabalhadores do jardim, se transforma em um lugar cult, reproduzindo desigualdades.

O livro é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado, desenvolvida entre arquivos da Biblioteca Nacional e no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, assim como fontes orais. Com uma escrita leve e clara, a autora nos instiga a redescobrir o Jardim Botânico experienciado por pessoas de carne e osso e também o palco de episódios e disputas políticas.

A obra é uma reunião de recordações, interpretações, propostas de análise e produção de memórias da autora, que invadem outras vidas e que se ampliam sobre os outros, sejam pessoas ou lugares.

Na live de lançamento, Luciene Carris receberá Antônio Edmilson, historiador e professor na UERJ e na PUC-Rio, Andréa Casa Nova, professora do Instituto de História da UFRJ e Mário Brum, historiador, professor da UERJ e doutor em história pela UFF.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui