Edmar Santos terá sigilo bancário quebrado e bens bloqueados, determina Justiça do RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fábio Rossi/Agência O Globo

A Justiça do RJ determinou que o ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos tenha seu sigilo bancário quebrado e seus bens momentaneamente bloqueados. Vale lembrar que ele e outras 7 pessoas estão sendo acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público, devido à compra de mil respiradores no enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Nesta segunda-feira (06/07), inclusive, Edmar Santos participou de uma audiência promovida pela Comissão de Fiscalização de Gastos no Combate à Covid-19, pertencente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), e não respondeu aos questionamentos feitos pela bancada acerca das despesas realizadas pela pasta durante a pandemia.

Segundo a investigação do MPRJ, Edmar Santos foi o responsável por definir o número de respiradores que seriam comprados com os R$ 36 milhões pagos de maneria antecipada pelo Governo Estadual a 3 empresas – e nenhum respirador chegou aos hospitais. Além disso, Edmar designou que Gabriell Neves, então subsecretário executivo de saúde, gerisse os processos de contratações emergenciais.

Entre o fim de março e o início de abril, mil respiradores foram adquiridos pelo estado, um número exacerbado, de acordo com o Ministério Público. Segundo os promotores, 411 equipamentos foram comprados além do necessário.

Advertisement

”O resultado encontrado pela apuração minuciosa feita pelo TCE-RJ foi de um superdimensionamento de 70%, equivalente à contratação de 411 equipamentos a mais do que seria necessário”, diz o MPRJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Edmar Santos terá sigilo bancário quebrado e bens bloqueados, determina Justiça do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui