Eduardo Cunha, primeiro presidente carioca da Câmara em 40 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Eduardo CUnha

Hoje, 1º de fevereiro, foi eleito o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eduardo Cunha (PMDB), o primeiro com carreira política feita no Rio de Janeiro em 40 anos!!! A última vez que o Rio teve um representante seu como líder do Poder Legislativo foi em 1975, durante o governo militar, com Célio Borja, da ARENA, quando foi eleito para o biênio 1975-1977. Hoje com 87 anos Borja não está mais na vida política desde outubro de 1992, quando deixou de ser Ministro da Justiça (nomeado por Collor) e voltou a vida privada.

Cunha, se torna o 11º presidente da Câmara eleito pelo Rio de Janeiro na história do Brasil independente, o primeiro foi Luís Pereira da Nóbrega de Sousa Coutinho, que também foi o 1º presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, em 1826, o segundo também fez carreira no Rio, apesar de nascido em Itu/SP, Francisco de Paula Sousa e Melo, em 1827.

Também é o primeiro carioca presidente da Câmara dos Deputados em uma democracia. Todos os outros 10 ou foram durante o Império, ou em governos militares.

Advertisement

Quem é Eduardo Cunha, o Frank Underwood brasileiro

Frank Uderwood

Chamado por alguns como Frank Underwood brasileiro, apelido dado pela deputada Clarissa Garotinho, e do qual faz jus e, dizem, até gosta. Para quem não sabe Underwood é o personagem interpretado na série House of Cards, um político que faz tudo pelo poder.

Desconhecido por muitos cariocas, que nunca entendem como ele consegue se eleger deputado, Cunha está “por aí” faz muito tempo. Mas foi em 1991 que ele foi nomeado por Collor como presidente da TELERJ, aquela mesmo. Depois foi orbitando vários políticos e grupos, mas só em 2001 que conseguiu se tornar deputado estadual, ainda assim ocupando a cadeira como suplência. Mas em 2002 sai candidato a deputado federal pelo PP, com apoio de Anthony Garotinho (PR), hoje seu inimigo politico, e obtém 101.485 votos. Logo ao assumir Cunha troca o PP pelo PMDB,

Desde a primeira vitória Cunha só aumentou o poder dentro da bancada, e sempre envolto em escândalos, mas sempre saindo ileso. Agora sua escalada no poder é coroado com a presidência da Câmara.

Claudia Cruz

Como curiosidade, e para quem não sabe, Eduardo Cunha é casado com a jornalista Cláudia Cruz, que já foi âncora do Fantástico, Jornal Hoje e RJTv. Quem viveu os anos 90 sente saudades dela até hoje.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Cunha, primeiro presidente carioca da Câmara em 40 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui