Eduardo Paes afirma que saúde é sua prioridade número um

Dois dias antes das votações, o candidato afirmou que irá recuperar rede de atendimento básico de Saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (13/11), ao visitar o Centro Municipal de Saúde Mario Rodrigues CID, em Cosmos, o candidato à Prefeitura do Rio Eduardo Paes (DEM) ressaltou que a saúde é a sua prioridade número um. Ele destacou o abandono atual da rede de atenção básica e frisou que vai recuperá-la totalmente.

O que a gente tem é um abandono completo da rede de atenção básica, postos de saúde e clínicas da família, como essa, que perderam completamente as equipes de saúde da família e praticamente não têm médicos. Vamos reequipar as Clínicas de Saúde de Família, os postos de saúde e reformá-los. Iremos recontratar as equipes de saúde de família e os médicos que foram demitidos, e promover a regularização no fornecimento de medicamentos. E esses serão os espaços que vamos priorizar já nos primeiros 100 dias para prepararmos para a vacinação da covid-19”, explicou Paes.

Até o início de sua primeira gestão, em 2009, 329 mil cariocas estavam cadastrados no programa de atendimento básico. Ao fim da sua segunda gestão, em 2016, 4,5 milhões de pessoas foram cobertas pelo programa. Atualmente, no governo Marcelo Crivella (Republicanos), o Programa Clínicas da Família sofreu um colapso e o atendimento despencou para 2,8 milhões de cariocas.

Em termos percentuais, em janeiro de 2009, a população tinha uma cobertura de 3,5%; alcançou 40,7% em 2011; e 70% ao fim de 2016. Em alguns bairros, como Rocinha, Manguinhos, Mangueira, Acari, Rocha, Santa Cruz, Gardênia Azul, Moneró e Galeão (Ilha do Governador) a cobertura chegou a 100%.

Advertisement

Atualmente, no governo Crivella, o Programa Clínicas da Família sofreu um colapso e o atendimento despencou para 2,8 milhões de cariocas. Um grave retorno ao patamar de atendimento percentual de 2011.

Atenção primária é fundamental, porque é a Saúde que está mais perto das pessoas. Cerca de 80% dos nossos problemas de saúde resolvemos em postos de saúde, em clínicas da família, sem precisarmos chegar ao hospital. Aliás, com as clínicas da família e os postos de saúde fazemos uma saúde preventiva, que é muito importante mas, infelizmente, as equipes deixaram de existir e seis mil funcionários foram demitidos”, disse Paes.

Além da recuperação da rede de atendimento básico de Saúde, em um terceiro mandato à frente da prefeitura do Rio, Paes ainda vai retomar projetos como o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI) e o Cegonha Carioca. Além de erguer um Hospital do Olho, especializado em oftalmologia e implantar 21 clínicas de várias especialidades (cardiologia, saúde da mulher, odontologia, entre outras), além de 13 centros de diagnóstico por imagem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes afirma que saúde é sua prioridade número um
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui