Eduardo Paes aparece com 93% de chance de vencer eleição no Rio, indica análise

Análise feita por empresa de cálculo estatístico mostra Eduardo Paes praticamente eleito como prefeito do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcelo Crivella e Eduardo Paes são os candidatos com maior intenção de voto no momento no Rio - Foto: Reprodução/Internet

Candidato à prefeitura do Rio, Eduardo Paes (DEM), tem 93% de chance de ser eleito o novo prefeito da cidade neste domingo (29/11). Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela Belfair.net, empresa especializada em cálculos de probabilidades, e que fez a analise segundo turno da corrida eleitoral na Capital Fluminense. Marcelo Crivella (Republicanos), adversário de Paes, aparece com 12% de probabilidade de ser reeleito.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (25/11), aponta os seguintes percentuais de intenção de votos para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas Eleições 2020:

  • Eduardo Paes (DEM): 53%
  • Crivella (Republicanos): 28%
  • Nenhum/branco/nulo: 16%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Editorial: A escolha é entre Eduardo Paes e o caos absoluto

Segundo o Ibope, as intenções de voto no ex-prefeito Eduardo Paes são mais acentuadas conforme aumenta a escolaridade: obtém 44% no ensino fundamental e atinge 61% entre os que cursaram ensino superior. Seu desempenho é melhor entre os eleitores com 16 a 24 anos (64%), entre os católicos (67%), aqueles com renda superior a 5 salários mínimos (66%) e entre os que avaliam a atual administração como ruim/ péssima (72%).

Advertisement

Além disso, segundo a pesquisa, Paes se destaca mais entre as mulheres (59%) do que entre os homens (46%). Em relação à pesquisa anterior há variações significavas nos estratos: o Ensino fundamental: diminui de 54% para 44%; o Renda familiar até 1 salário mínimo: aumenta de 47% para 55%.

De acordo com o Ibope, Crivella se destaca mais entre os homens (34%) do que entre as mulheres (23%), entre os que estão na faixa etária de 35 a 44 anos, entre aqueles que cursaram o ensino fundamental (ambos segmentos com 35% das menções), no grupo dos evangélicos (54%) e também entre os eleitores que avaliam sua gestão como ótima/boa (81%) e regular (51%).

Comparando com o primeiro levantamento do segundo turno as menções ao candidato crescem nos seguintes segmentos: o Ensino fundamental: de 28% para 35%; o Evangélicos: de 45% para 54%; o Renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos e também na faixa de mais de 2 a 5 salários mínimos: de 25% para 32%, em cada. o avaliam a administração municipal regular: 44% para 51%.

Votos válidos

  • Eduardo Paes (DEM): 65%
  • Crivella (Republicanos): 35%

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Espontânea

  • Eduardo Paes (DEM): 47%
  • Crivella (Republicanos): 25%
  • Outros: 1%
  • Nenhum/branco/nulo: 18%
  • Não sabe/Não respondeu: 9%

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Entre os dias 23 e 25 de novembro, foram ouvidos 1.001 eleitores da cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número RJ?02253/2020.

Nesta sexta-feira (27/11), Paes e Crivella participam do debate promovido pela Rede Globo. O encontro entre os candidatos é o último antes das eleições deste domingo (29/11).

Logo após o debate da TV Globo, o DIÁRIO DO RIO irá promover uma live para comentar o desempenho dos candidatos.

Veja a última transmissão do DIÁRIO DO RIO falando do debate ocorrido na TV Bandeirantes, no último dia 19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes aparece com 93% de chance de vencer eleição no Rio, indica análise
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente o carioca enxerga a possibilidade de voltar a sorrir!
    Visão e experiência alinhadas para mudar o cenário do Rio!
    Duas palavras: GESTOR EFICIENTE! #EduardoPaes #Vote25

  2. é não tem como, esse bispo cavou a própria sepultura… governou apenas para a sua igreja e agora na campanha soltou mentiras atras de mentiras, achando que o povo é otário… mas finalmente, graças a Deus, veremos esse bispo bem longe da prefeitura do Rio! Crivella Nunca Mais!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui