Marcelo Crivella e Eduardo Paes são os candidatos com maior intenção de voto no momento no Rio - Foto: Reprodução/Internet

Candidato à prefeitura do Rio, Eduardo Paes (DEM), tem 93% de chance de ser eleito o novo prefeito da cidade neste domingo (29/11). Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela Belfair.net, empresa especializada em cálculos de probabilidades, e que fez a analise segundo turno da corrida eleitoral na Capital Fluminense. Marcelo Crivella (Republicanos), adversário de Paes, aparece com 12% de probabilidade de ser reeleito.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (25/11), aponta os seguintes percentuais de intenção de votos para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas Eleições 2020:

  • Eduardo Paes (DEM): 53%
  • Crivella (Republicanos): 28%
  • Nenhum/branco/nulo: 16%
  • Não sabe/Não respondeu: 3%

Editorial: A escolha é entre Eduardo Paes e o caos absoluto

Segundo o Ibope, as intenções de voto no ex-prefeito Eduardo Paes são mais acentuadas conforme aumenta a escolaridade: obtém 44% no ensino fundamental e atinge 61% entre os que cursaram ensino superior. Seu desempenho é melhor entre os eleitores com 16 a 24 anos (64%), entre os católicos (67%), aqueles com renda superior a 5 salários mínimos (66%) e entre os que avaliam a atual administração como ruim/ péssima (72%).

Além disso, segundo a pesquisa, Paes se destaca mais entre as mulheres (59%) do que entre os homens (46%). Em relação à pesquisa anterior há variações significavas nos estratos: o Ensino fundamental: diminui de 54% para 44%; o Renda familiar até 1 salário mínimo: aumenta de 47% para 55%.

De acordo com o Ibope, Crivella se destaca mais entre os homens (34%) do que entre as mulheres (23%), entre os que estão na faixa etária de 35 a 44 anos, entre aqueles que cursaram o ensino fundamental (ambos segmentos com 35% das menções), no grupo dos evangélicos (54%) e também entre os eleitores que avaliam sua gestão como ótima/boa (81%) e regular (51%).

Comparando com o primeiro levantamento do segundo turno as menções ao candidato crescem nos seguintes segmentos: o Ensino fundamental: de 28% para 35%; o Evangélicos: de 45% para 54%; o Renda familiar de mais de 1 a 2 salários mínimos e também na faixa de mais de 2 a 5 salários mínimos: de 25% para 32%, em cada. o avaliam a administração municipal regular: 44% para 51%.

Votos válidos

  • Eduardo Paes (DEM): 65%
  • Crivella (Republicanos): 35%

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Um candidato é eleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Espontânea

  • Eduardo Paes (DEM): 47%
  • Crivella (Republicanos): 25%
  • Outros: 1%
  • Nenhum/branco/nulo: 18%
  • Não sabe/Não respondeu: 9%

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Entre os dias 23 e 25 de novembro, foram ouvidos 1.001 eleitores da cidade do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número RJ?02253/2020.

Nesta sexta-feira (27/11), Paes e Crivella participam do debate promovido pela Rede Globo. O encontro entre os candidatos é o último antes das eleições deste domingo (29/11).

Logo após o debate da TV Globo, o DIÁRIO DO RIO irá promover uma live para comentar o desempenho dos candidatos.

Veja a última transmissão do DIÁRIO DO RIO falando do debate ocorrido na TV Bandeirantes, no último dia 19.

2 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente o carioca enxerga a possibilidade de voltar a sorrir!
    Visão e experiência alinhadas para mudar o cenário do Rio!
    Duas palavras: GESTOR EFICIENTE! #EduardoPaes #Vote25

  2. é não tem como, esse bispo cavou a própria sepultura… governou apenas para a sua igreja e agora na campanha soltou mentiras atras de mentiras, achando que o povo é otário… mas finalmente, graças a Deus, veremos esse bispo bem longe da prefeitura do Rio! Crivella Nunca Mais!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui