Prefeituras assinam acordo e Taxi.Rio chega a Maricá

Segundo Eduardo Paes, o aplicativo é economicamente sustentável, além de oferecer um preço mais justo aos usuários e não explorar o taxista

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prefeitos Eduardo Paes e Fabiano Horta festejam a assinatura do contrato do serviço do Táxi.Rio Cidade / Foto: Alexandre Macieiera

O Taxi.Rio Cidades, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio), será implementado na cidade de Maricá, na Região Metropolitana. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD); e o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), assinaram nesta sexta-feira (8), um termo de cooperação para a implementação do aplicativo. O Taxi.Rio Cidades pode ser baixado no celular dos consumidores e permite que o passageiro solicite um táxi com, até 40% de desconto, na corrida.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, Eduardo Paes destacou que o Taxi.Rio Cidades é sustentável economicamente e oferece um preço mais justo aos consumidores, além de não explorar os taxistas.

O poder público tem de cumprir com seu papel, fazer um investimento em algo que é sustentável economicamente, pois não há necessidade de aportes permanentes do poder público nessa tecnologia. E permitir que o lucro, o ganho, fique na mão do trabalhador. O consumidor tem um preço mais justo, sem significar uma exploração do trabalhador. O Taxi.Rio é isso, uma tentativa de distribuir de maneira igual esses ganhos,” declarou Eduardo Paes na sede do Banco Mumbuca.

Com mais de 1,2 milhão de passageiros cadastrados, o Taxi.Rio Cidades realiza 1 milhão de corridas por mês somente na capital. O aplicativo não impõe cobrança de taxa de serviço aos taxistas, que tem no Taxi.Rio Cidades uma ferramenta competitiva para confrontar a concorrência de outros aplicativos de transporte.

Advertisement

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comemorou a iniciativa que, segundo ele, permitirá uma melhora na vida dos taxistas, além de transformar a dinâmica do uso de taxis pela população de Maricá.

Hoje é uma noite muito especial para a cidade de Maricá, especialmente para os nossos taxistas. Esse a aplicativo vai melhorar a vida do taxista de Maricá, vai transformar a dinâmica do uso do táxi na cidade. Com o aplicativo, os taxistas vão poder absorver mais corridas,” afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

Maricá é o 9º município do Estado do Rio de Janeiro a receber os serviços do Taxi.Rio Cidades. Os muncípios de Petrópolis, Teresópolis, Miguel Pereira, Nilópolis, Volta Redonda, Maceió (AL), Niterói e Campos dos Goytacazes já contam com o serviço.

Compareceram também ao evento:  o secretário de Transporte de Maricá, Douglas Paiva, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do município (Codemar), Olavo Noleto, e o presidente do IplanRio, Claudio Fonseca.

O Taxi.Rio Cidades tem conquistado cada vez mais passageiros no Rio de Janeiro. Em 2019, através do aplicativo, foram feitas 2 milhões de corridas. O ano de 2021 registrou um acréscimo de 26% de passageiros transportados: 2,6 milhões. Os seis primeiros meses de 2022, foram mais animadores ainda, pois registraram um aumento de 36% na quantidade de passageiros transportados: 1,2 milhão. No mesmo período do ano passado foram transportados 896 mil passageiros.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeituras assinam acordo e Taxi.Rio chega a Maricá
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. A prefeitura usando o erário pra fazer aplicativos de funções econômicas típicas de empresas privadas. Não deveriam desperdiçar nosso dinheiro!

    Paes Palho, vá consertar o BRT e pagar a dívida do VLT e Porto Novo!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui