O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta quarta-feira (15/11), do terceiro dia do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. No palco central, Paes participou do painel “Hubs Tecnológicos Transatlânticos: do Rio para Lisboa”, com o prefeito de Lisboa, Carlos Moeda, e falou sobre o caminho que a cidade do Rio vem trilhando para se tornar a capital da inovação na América Latina.
“Lisboa é uma inspiração. A cidade mudou completamente depois de 2016, quando passou a receber o Web Summit, e passou a ter o objetivo de ser um importante hub de inovação na Europa. O desafio do Rio é exercer o papel de capital da inovação na América Latina. Brasil é o maior e mais importante país na América Latina. O Rio tem muitas conexões voltadas para inovação, com suas excelentes universidades e centros de pesquisa e é a cidade mais internacional do Brasil. Queremos atrair talentos de inovação para o Rio. Cortamos o imposto sobre serviço (ISS) para pessoas que estabeleçam empresas inovadoras da cidade. O Rio Web Summit Rio será em abril, convido todos a virem para a nossa cidade“, afirmou Eduardo Paes.
O prefeito de Lisboa falou sobre a importância da tecnologia para a democracia em um momento de extremismo político nas redes sociais: “Tecnologia tem de servir para resolver os problemas atuais. Extremistas estão criando muita fricção na sociedade. Tecnologia tem que ser o valor da moderação. Se olharmos as redes sociais, vemos que a tecnologia não tem sido usada para isso. Nós todos temos que fazer com que a tecnologia possa trazer de volta para a moderação, respeitando diferentes ideias sem fricção. Sou um otimista tecnológico, mas estou preocupado que a tecnologia possa estar quebrando democracias, inflando os extremos. Se todos ajudassem a fazer com que a tecnologia resolva esses problemas, seria algo muito importante para o nosso futuro. E espero que Lisboa possa ajudar nisso” , disse Carlos Moedas.
O prefeito Eduardo Paes se encontrou com a nova CEO do Web Summit, Katherine Maher. A prefeitura, através da Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos do município, montou pela segunda vez consecutiva um estande no evento com o objetivo de promover o Rio, divulgar iniciativas nas áreas de inovação e tecnologia, além de fomentar negócios.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, Chicão Bulhões, o evento está sendo muito produtivo. “Estamos em mais um dia de evento, que continua mostrando a sua força. Já fizemos muitos encontros de negócios e pudemos conhecer boas ideias, que nos renderão frutos, certamente, para o Web Summit no Rio. Nosso objetivo continua ser o de consolidar o ecossistema de tecnologia e inovação do Rio, para que a cidade seja reconhecida como potência nesse setor“, destacou Chicão Bulhões.
O evento vai até o dia 16 de novembro e contará com palestras de grandes nomes do setor, debates, 2.600 startups e cerca de 70 mil participantes. A comitiva carioca também vai participar de uma mesa redonda com executivos e encontros bilaterais com empresas interessadas em investir na cidade, como a Repsol, a FCJ Ventures, entre outras.
Segundo o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o Rio já é uma cidade global com muitas oportunidade para negócios e esse perfil está sendo reforçado no Web Summit. “Somos referência em setores como energia, óleo & gás, saúde e biotecnologia, economia criativa, educação, TIC, entre outras. A nossa criatividade, a alta formação acadêmica, os investimentos que a Prefeitura vem fazendo na criação de distritos de inovação e a realização de eventos globais como o Web Summit só impulsionam nossa aspiração para ser a capital da inovação na América Latina“, afirmou Vermeulen.