Eduardo Paes participa do Web Summit Lisboa

Prefeitura do Rio participa do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, na manhã desta quarta-feira (15/11), do terceiro dia do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. No palco central, Paes participou do painel “Hubs Tecnológicos Transatlânticos: do Rio para Lisboa”, com o prefeito de Lisboa, Carlos Moeda, e falou sobre o caminho que a cidade do Rio vem trilhando para se tornar a capital da inovação na América Latina.

Lisboa é uma inspiração. A cidade mudou completamente depois de 2016, quando passou a receber o Web Summit, e passou a ter o objetivo de ser um importante hub de inovação na Europa. O desafio do Rio é exercer o papel de capital da inovação na América Latina. Brasil é o maior e mais importante país na América Latina. O Rio tem muitas conexões voltadas para inovação, com suas excelentes universidades e centros de pesquisa e é a cidade mais internacional do Brasil. Queremos atrair talentos de inovação para o Rio. Cortamos o imposto sobre serviço (ISS) para pessoas que estabeleçam empresas inovadoras da cidade. O Rio Web Summit Rio será em abril, convido todos a virem para a nossa cidade“, afirmou Eduardo Paes.

O prefeito de Lisboa falou sobre a importância da tecnologia para a democracia em um momento de extremismo político nas redes sociais: “Tecnologia tem de servir para resolver os problemas atuais. Extremistas estão criando muita fricção na sociedade. Tecnologia tem que ser o valor da moderação. Se olharmos as redes sociais, vemos que a tecnologia não tem sido usada para isso. Nós todos temos que fazer com que a tecnologia possa trazer de volta para a moderação, respeitando diferentes ideias sem fricção. Sou um otimista tecnológico, mas estou preocupado que a tecnologia possa estar quebrando democracias, inflando os extremos. Se todos ajudassem a fazer com que a tecnologia resolva esses problemas, seria algo muito importante para o nosso futuro. E espero que Lisboa possa ajudar nisso” , disse Carlos Moedas.

O prefeito Eduardo Paes se encontrou com a nova CEO do Web Summit, Katherine Maher. A prefeitura, através da Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos do município, montou pela segunda vez consecutiva um estande no evento com o objetivo de promover o Rio, divulgar iniciativas nas áreas de inovação e tecnologia, além de fomentar negócios.

Advertisement
Web Lisboa 1 Eduardo Paes participa do Web Summit Lisboa

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, Chicão Bulhões, o evento está sendo muito produtivo. “Estamos em mais um dia de evento, que continua mostrando a sua força. Já fizemos muitos encontros de negócios e pudemos conhecer boas ideias, que nos renderão frutos, certamente, para o Web Summit no Rio. Nosso objetivo continua ser o de consolidar o ecossistema de tecnologia e inovação do Rio, para que a cidade seja reconhecida como potência nesse setor“, destacou Chicão Bulhões.

O evento vai até o dia 16 de novembro e contará com palestras de grandes nomes do setor, debates, 2.600 startups e cerca de 70 mil participantes. A comitiva carioca também vai participar de uma mesa redonda com executivos e encontros bilaterais com empresas interessadas em investir na cidade, como a Repsol, a FCJ Ventures, entre outras.

Segundo o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, o Rio já é uma cidade global com muitas oportunidade para negócios e esse perfil está sendo reforçado no Web Summit. “Somos referência em setores como energia, óleo & gás, saúde e biotecnologia, economia criativa, educação, TIC, entre outras. A nossa criatividade, a alta formação acadêmica, os investimentos que a Prefeitura vem fazendo na criação de distritos de inovação e a realização de eventos globais como o Web Summit só impulsionam nossa aspiração para ser a capital da inovação na América Latina“,  afirmou Vermeulen.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eduardo Paes participa do Web Summit Lisboa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui