Paes sanciona projeto para a criação de centros de reciclagem de lixo em favelas

Com o projeto, a Prefeitura também pretende gerar emprego e renda para os moradores das regiões onde o serviço é ofertado, além de minimizar os grandes acúmulos de lixo nessas áreas carentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O prefeito do Rio, Eduardo Paes sancionou na última quarta-feira (06/01), um projeto que cria os Centros de Apoio para a Reciclagem (CAR) de lixo em favelas e comunidades do Rio. Com o projeto, a Prefeitura também pretende gerar emprego e renda para os moradores das regiões onde o serviço é ofertado, além de minimizar os grandes acúmulos de lixo nessas áreas carentes.

O vereador Thiago k. Ribeiro (DEM), um dos autores do projeto, destacou os benefícios que a reciclagem do lixo pode apresentar para a qualidade de vida das favelas e comunidade, bem como para a saúde pública de uma forma geral.

“A gente sabe que, embora a Comlurb faça um bom trabalho, são comuns os grandes acúmulos de lixo nas comunidades, em encostas. E não há coleta seletiva. Já está provado que o lixo pode gerar emprego e renda. Com os CARs a gente vai dar essa oportunidade, principalmente aos moradores, e vai melhorar o ambiente onde essas pessoas moram”, afirmou o vereador Thiago K. Ribeiro em entrevista ao site G1.

Segundo o vereador, serão marcadas reuniões com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Comlurb para discutir o melhor local para instalação dos CARs e o treinamento dos moradores para o trabalho de reciclagem.

Advertisement

O vereador destacou ainda que o poder público municipal buscará parcerias com empresas privadas para ajudar na implantação e manutenção do projeto, uma vez que a prefeitura enfrenta dificuldades financeiras. “Queremos ver com as parcerias privadas a compra de prensas e mesas para separação do material e equipamentos individuais para catadores, que seriam pagos com a renda da venda do material reciclado”, disse ainda o vereador ao G1.

O vereador Thiago K. Ribeiro antecipou que serão construídos mini-polos de reciclagem em grande comunidades, como Rocinha (Zona Sul), Complexo da Maré (Zona Norte) e Cidade de Deus e Antares (Zona Oeste), logo após outras comunidades serão beneficiadas com o projeto. As associações de moradores dessas localidades já estão em diálogo com os agentes da Prefeitura para fazer o reaproveitamento de espaços para montar o Centros de Apoio para a Reciclagem (CAR).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes sanciona projeto para a criação de centros de reciclagem de lixo em favelas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui