Editorial: Eduardo Paes serve para acender a esperança do carioca

Em seu 1º dia a frente da Prefeitura do Rio, Eduardo Paes trabalhou desde meia noite, cantou samba e abriu os braços ao carioca, acendendo nossa esperança

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes no Mesa Viva ( Foto: Gabriel Subtil )
Eduardo Paes no Mesa Viva ( Foto: Gabriel Subtil )

O carioca vive sem esperança, e não apenas devido a pandemia, que só serviu para apagar a luz no fim do túnel. Mas foram 4 anos de um governo desastroso, o que chega a ser elogio, é como se houvesse governo nos últimos anos. A cidade do Rio de Janeiro, conhecida por sua multiplicidade, que tem como exemplo Cristo de braços abertos a receber, tornou-se mal humorada, carrancuda, reclamona.

Marcelo Crivella foi um desastre, em todas as formas, o Rio perdeu investimentos, perdeu leitos hospitalares, e vinha perdendo a guerra contra o Covid. Seu governo foi centrado na mentira, ao dizer que não havia dinheiro devido a gestão anterior, e que pelo menos era honesto. Acabou seus últimos dias em prisão domiciliar, afastado da Prefeitura e se descobriu que deixou um rombo gigantesco na situação fiscal do município, sem que servidores tivessem recebido seu 13º.

Nesta sexta-feira, 1/1, assumiu Eduardo Paes (DEM) pela 3ª vez, em uma situação muito diferente de 2008, quando pegou uma prefeitura deixada por Cesar Maia, azeitada e funcionando. Agora terá de ser criativo, trabalhar incansavelmente e tentar que volte ao carioca o otimismo. Os desafios não são poucos.

Mas em seu 1º dia, Paes mostra que pode acender a nossa esperança, seja com a equipe trabalhando desde madrugada, ou com ele passando o Ano Novo dentro do Centro de Operações da Prefeitura, além de citar samba tanto em sua posse na Câmara dos Vereadores, ou duas vezes durante a posse dos secretários no Palácio da Cidade. Mostrando que o Rio volta a ser o Rio, uma cidade cosmopolita e diversa, o que pode ser visto ao ter os representante de 4 religiões na abertura da posse dos secretários. Além de negros, mulheres e jovens em seu 1º escalão.

Advertisement

A ética, um dos maiores desafios de Paes, seja pela situação dos últimos governadores do Rio, incluindo aliados como Cabral e Pezão presos, do último prefeito Crivella afastado e preso, e a sua própria, com denúncias sendo apuradas pelo Poder Judiciário. O que o programa de Integridade Pública e Transparência pode ajudar a dissipar.

Não podemos saber como serão os próximos 4 anos, o DIÁRIO DO RIO vai manter a sua fiscalização, a reclamar e também elogiar. Mas esperamos, do fundo de nosso coração, que sejam mais elogios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Editorial: Eduardo Paes serve para acender a esperança do carioca
Advertisement

7 COMENTÁRIOS

  1. Eduardo Paes, o soldado do LULADRÃO tinha que estar na cadeia junto ao seu parceiro de Olimpíadas , Sérgio Cabral. Espertamente vai despejar milhões em propaganda nas redes de TV e jornais para ser poupado das críticas e esconderem suas negociatas. Estarão de volta as empreiteiras, o pedágio, os milhões para as escolas de samba mas com certeza dirá que não tem dinheiro pra saúde, educação e outros serviços básicos. Pobre Rio de Janeiro.

  2. Esperança com o sabidamente corrupto Eduardo Paes ? A maioria dos seus pares foi presa. Esse legado ruim da prefeitura também é dele. Como é possível termos um soldado do LULADRÃO na prefeitura e alguém achar que o Rio pode dar certo ? O certo é esse corrupto ficar junto do Cabral , na jaula.

  3. Enquanto não reverem o Pacto Federativo, o Estado do Rio de Janeiro, como um todo, terá dificuldades em se recuperar. O repasse de verbas da União Federal para o Estado do Rio de Janeiro, ao contrário do que se propaga por aí, é mínimo e desproporcional. Os royalties não chegam nem perto do que o RJ deixa de arrecadar com ICMS. Infelizmente, vejo poucas pessoas apresentarem as contas de forma clara e isenta, refutando este mito criado de que o Brasil sustenta o RJ….

  4. Torço pra que dê certo… mas não acredito….
    Eduardo Paes teve muito dinheiro à disposição da cidade para Copa do Mundo/Olimpíadas…. e a cidade só decaiu no período….
    O centro foi destruído pelo VLT (e ele não assume o erro)…
    Houve muito desvio de dinheiro efetuado pelo grupo político que ele fazia parte.

  5. Não foram 4 anos desastrosos, mas sim, pelo menos 12 anos seguidos. EP governou a cidade, palco de copa do mundo e de olimpíadas, e o que deixou de legado foram construções e contratos de péssimas qualidades. Agora, sem fartura de dinheiro para os eventos, terá em seu colo, para solucionar, o que ele gerou. BRTs de péssima qualidade construtiva, Porto Maravilha encalhado, VLT que não transporta o volume de pessoas que imaginaram e por força de contrato, obriga a Prefeitura a pagar a diferença gigantesca de falta de passageiros, BRT Transbrasil (uma péssima idéia) inacabado em seu governo e onde ele pretende colocar ônibus elétricos fabricados por quem ele tem laços comerciais, doação de dinheiro público para escolas de samba que já faturam usando a estrutura pública e funcional da prefeitura, entre outras mazelas. Mas enfim, agora sim é chegado a hora de provar que é bom gestor, solucionando as heranças criadas em sua administração anterior, e só com as receitas usuais que o município dispõe.

  6. Eduardo Paes tem muito é o que explicar ao carioca, inclusive onde estão as vigas da perimetral, ele fala de BRT do qual o pai de sua esposa controla mafiosamente os ônibus da zona oeste carioca, não sei como essas pragas não pegaram covid e morreram. Tudo ladrão, nem no Brasil morra mas e o povo ignorante ainda vota nesse estrume para prefeito. Estou esperando o Impeachment dele, logo logo vai estar na mesa, deveríamos ter dado o nome da ciclovia a ele…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui