Eleições 2020: Esquema de segurança no Rio terá 22 mil policiais e até drones

Drones vão sobrevoar bairros da Região Metropolitana e transmitir imagens em tempo real para os centros de operações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

Está chegando a hora das eleições municipais no Rio, e a Polícia Militar preparou um grande esquema de segurança para o pleito, que acontece no próximo domingo (15/11). A corporação irá mobilizar 22 mil agentes para patrulhar ruas e locais de votação, até drones serão usados para monitorar a movimentação dos eleitores.

A ideia, segundo a PM, é atuar de forma preventiva e intervir com agilidade em situações de emergência.

As aeronaves remotamente pilotadas, popularmente chamadas de drones, serão empregadas pela primeira vez num grande evento. Essa primeira experiência será aplicada na Região Metropolitana, onde há uma complexidade maior”, explica a porta-voz da Polícia Militar, Tentente-Coronel Gabryela Dantas.

Ainda de acordo com a porta-voz, os equipamentos são de última geração e têm “grande potência de visualização”.

Advertisement

Pilotados remotamente por especialistas do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Corporação, os drones vão sobrevoar bairros da Região Metropolitana e transmitir imagens em tempo real para os centros de operações instalados no Quartel General, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no GAM e até para aparelhos celulares de comandantes de unidades estratégicas.

Os policiais estarão presentes nos 4.892 locais de votação e em vias urbanas e rodovias. A Polícia Militar atuará ainda na escolta das urnas eletrônicas e na segurança dos polos eleitorais, onde são guardadas as urnas para a contabilização dos votos.

Guarda Municipal

Além do efetivo da PM, a Guarda Municipal vai atuar com com 960 agentes, 520 deles estarão presentes em 141 locais de votação definidos pelo TRE realizando ações de ordenamento urbano, fiscalização de trânsito e coibindo aglomerações.

Os outros 440 guardas, que pertencem a grupamentos especiais da GM-Rio, estarão nas ruas em apoio às unidades operacionais no entorno de pontos de votação e poderão ser acionados em caso de necessidade. 

Áreas de lazer interditadas

A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio, informaram que atividades em áreas de lazer nas vias do Município do Rio de Janeiro serão suspensas, excepcionalmente, no dia 15 de novembro de 2020 e, no caso de segundo turno, no dia 29 de novembro de 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eleições 2020: Esquema de segurança no Rio terá 22 mil policiais e até drones
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui