Eleições 2022: Pesquisas mostrariam crescimento de Cláudio Castro e queda de Freixo

O atual governador viria subindo nas pesquisas, enquanto a candidatura do socialista se desidrata. Castro ganha corpo e pode se reeleger

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pesquisas internas sempre tem um problema: como não podem ser divulgadas publicamente, não têm o selo do TRE e nem se fica sabendo o método que foi usado. Então, quando vazam, como é o caso aqui, é preciso sempre colocar os dois pés atrás e entender que podem ser o retrato – mesmo que seja perfeito – de um momento. Até porque, só se vaza resultados de uma pesquisa quando ela é boa para quem vaza.

Contudo, não duvido que os dados que o site Agenda do Poder traz hoje, com o governador Cláudio Castro (PL) tendo subido nas pesquisas e estado tecnicamente empatado com Marcelo Freixo (PSB), sejam reais. Castro tem aparecido muito mais ultimamente e há um, digamos, Zeitgeist que ele esteja fazendo um bom governo, com várias realizações. Inclusive, fiz um texto exatamente sobre o assunto em 23/1 e previa algo semelhante.

De acordo com o Agenda do Poder, foram 2 pesquisas que foram concluídas nesta quinta-feira (3/2). Uma delas mostra Castro avançando muito e em empate técnico com Freixo; já em outra, o atual governador estaria à frente, mas empatado no limite da margem de erro. Resultados esperados, mas alguns achavam que ocorreriam mais pra frente. Freixo é um político ideológico, cujas idéias afastam muita gente. Castro não é um candidato ideológico. Seu capital na eleição serão suas realizações e sua imagem.

Enquanto a curva do candidato do PL estaria aumentando, a do socialista aparece em franca queda: está, como se diz, subindo no telhado, ou na boca do jacaré. As curvas se teriam cruzado em dezembro, quando Castro teria passado a liderar. Lembrem-se, era um grande desconhecido e agora desponta com realizações como a queda dos índices de violência e a bem sucedida venda das concessões da CEDAE. E Teria sido na Baixada Fluminense o local onde Cláudio Castro registrou o maior crescimento nos últimos meses.

Advertisement

Em ambas as pesquisas, o candidato do PDT, Rodrigo Neves, aparece em terceiro lugar, com aproximadamente a metade das intenções de voto de Castro e Freixo. Lembremos do infortúnio pelo que passou logo antes da pandemia: difícil passar por uma prisão ileso. Até Garotinho, preso injustamente por uma condenação anulada, não consegue se livrar da lenda urbana de que teria sido condenado por conta da lava-jato.

Logo em seguida, sem diferença significativa e, novamente dentro da margem de erro, surge o nome do pré-candidato do PSD, Felipe Santa Cruz, que simplesmente não decolou. E nem parece que o fará. Na pesquisa espontânea, Castro surge com a maior intenção de voto. Freixo vem em segundo lugar logo abaixo, dentro da margem de erro.

Vale ressaltar que há um fato novo: uma aliança do PDT e PSD pode ocorrer logo no primeiro turno. Se tudo ficar bem costurado, pode tirar Freixo do 2º turno – onde especialistas consideram que seria derrotado por praticamente todos os pretendentes ao governo – e, o mais importante para ele, tirar-lhe o apoio exclusivo de Lula, que precisa do melhor palanque possível no Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eleições 2022: Pesquisas mostrariam crescimento de Cláudio Castro e queda de Freixo
Advertisement

25 COMENTÁRIOS

  1. Freixo nunca foi nem prefeito de Niterói, quer ser governador???
    Baixa a bolinha e fica por Brasília, porque federal já é muita areia pro teu caminhão.

    • Errado. Já vi falar mal tb. È um dos poucos jornais imparciais falando de política. É porque vcs estão acostumados com as mídias de esquerda e acha que todos os jornais tem que ser da mesmo ideologia dos outros.

    • Oras, oras, oras…Enfim o Diário do Rio assumiu que é pró Castro/Witzel.

      Problema nenhum nisso. Quem tem candidato e preferência por projetos de governo tem mais é que que publicizar isso mesmo.

      Mas, heim! A violência caiu no RJ e o Castro não tem ideologia…Já pode pedir pro cara que fazia as faixas pro Witzel fazer uma pro Castro de “Governador da Paz” e outra de “Gestor Técnico”.

  2. Depois de Cabral, Pezão, Witzel e agora Castro, o Rio precisa abrir os olhos e escolher diferente, porque nossa situação é precária há décadas.
    Freixo vem como essa renovação necessária. Com uma sólida visão da segurança no Estado (foi ele quem explanou o plano das milícias que nos assolam hoje com a anuência do PR e seus filhotes), Freixo é a esperança de que podemos ter decência na gestão do Estado.

  3. Vejo…
    O playboy, branco, rico, morador da Zona Sul, votando nos Socialistas/Comunistas.

    Vejo…
    O favelado, preto, pobre, morador do Subúrbio, votando nos Nazistas/Fascistas.

    Enfim…
    Política fede a MERDA!
    Seja da esquerda, direita, centro ou da PQP!

    • Pronto. Os progressisitinhas ficam xatiados quando a imprensa não publicam matérias que agradam o ego deles. Nem toda a imprensa é vendida, cumpanheiro. Ainda existe imprensa decente neste país. Qualquer pessoa como mínimo de entendimento político sabe que o atual governador tem tudo a favor dele para se reeleger.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui