Eleições 2008 no Rio de Janeiro esquentando

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

fernando-gabeira Agora que a imprensa vem dando mais atenção, o tema tão importante como as eleições municipais deste ano vem sendo mais discutido. Vejo isso nos acessos ao Diário do Rio e no aumento de citações do tema em outros blogs.

Hoje o Prefeito Cesar Maia, atavés de seu ex-blog, fez um excelente comentário da ligação destas eleições no Rio de Janeiro com a disputa em 2010. Pega como exemplo o apoio do PSDB ao PV de Gabeira, e o fato de todos estarem se jogando para um perfil mais esquerdista.

Pois bem, mas parece que nem todos da Frente Carioca concorda em apoiar o Gabeira. Afinal, quando em uma eleição não tem um grande favorito, todo mundo acaba querendo ser candidato, já que pode ter chance de sair vitorioso ou se cacifar para uma eleição mais a frente. Esta é a razão de o PPS, com Denise Frossard, achar ainda que pode sair candidata. Ou mesmo de Otávio Leite, não concordar que se dê o apoio agora, sem uma pesquisa antes.

Coronel Pinguim E o PR apresentou o Coronel Pinguim, o bombeiro Marcos Silva, para sair candidato a prefeito do partido! É sério!

Advertisement

Não deixe de ler o texto do Ex-Blog:

ELEIÇÃO DE 2010, JÁ COMEÇOU NA CAMPANHA DE 2008 NO RIO-CAPITAL! SAIBA POR QUE!

1. Os movimentos de uma ala do PSDB de SP no sentido de empurrá-lo mais para a esquerda não é de hoje. A rasteira dada no PFL em 2000 na composição da mesa da Câmara de Deputados foi o primeiro passo. O segundo foi o desmonte da candidatura do PFL a presidente em 2002, com uma operação da PF orquestrada pelo mesmo grupo. E finalmente a montagem para presidente da chapa Serra- com o que seria a "esquerda" do PMDB.

2. Nas últimas semanas esse mesmo movimento desse mesmo grupo voltou a crescer, e sua estratégia é já conhecida. Formar a Chapa Serra com vice do PPS, empurrar a candidatura para a "esquerda" e nesta faixa fechar os espaços para a candidatura do PT, que não podendo ser o Lula, terá este perfil. Da mesma maneira fechar o caminho de Ciro Gomes para a centro-esquerda.

Cesar Maia no Engenhão 3. Não poderia ter sido mais adequado para aquele mesmo grupo do PSDB de SP, o que ocorreu no Rio. E em dose maior. Por isso apoiaram com entusiasmo. A aliança para prefeito do PPS, com PV, e apoio e tempo de TV do PSDB, passa a ser o primeiro passo para a montagem de uma chapa com PPS e PV e Serra na cabeça. E mais ainda: com o nome de um personagem com os simbolismos de Gabeira.

4. Essa decisão abriu a campanha de 2010 de fato. O PSDB do S fez o seu jogo e lançou os dados para construir um vetor de força no RIO, coisa que não ocorreria com uma candidatura puro-sangue do PSDB. Jogou certo, mesmo sacrificando o PSDB local.

5. Do outro lado -ocupando a avenida há anos pavimentada pelo populismo -agora na versão neo-pentecostal, o senador Crivella sempre acarinhado por Lula.

6. O DEM que a cada dia fica mais claro que não terá opção a não ser ter candidato próprio a presidente (este Ex-Blog já analisou isso dias atrás quando mostrou o boqueirão à direita que o pré-quadro presidencial está abrindo) reforça e torna ainda mais nítida e necessária a candidatura de Solange Amaral.

7. Mas o jogo ainda não está completo. O que farão as forças -ditas mais a "esquerda"? O PSOL que entre seus poucos deputados expressivos tem Chico Alencar, mesmo prejudicado com a candidatura de Gabeira, abrirá mão de ter candidato? Provavelmente não. E os demais que são base do governo? O que farão PCdoB, PDT, PSB? Implodirão suas candidaturas, ao ficarem fatiados? Unir-se-ão em torno do nome mais forte que é a ex-deputada Jandira? Wagner Montes saiu e deixou em desespero os "seus" vereadores.

8. E o PT? Abriria mão de sua candidatura para se somar aos demais da base do governo e acabaria de vez no Rio? Teria candidato próprio para marcar posição? Todos teriam candidato PSOL, PCdoB (coligado ou não com PDT e PSB) e PT e bateriam suas cabeças com a do Gabeira nas áreas de classe média de "esquerda”?

9. E o governador Cabral? Que decisão deve tomar com a inviabilidade de seu candidato, seja pela coligação Gabeira, seja pela reafirmação dos diretórios do PMDB e do DEM? Insistir e fortalecer a candidatura do PSDB com Gabeira, inventando no Rio um vetor eleitoral para 2010 pró-Serra? Deve ratificar a decisão do diretório do PMDB, reforçando a candidatura de Solange Amaral, cujas repercussões para 2010, serão muito menores para o candidato de Lula, que o jogo do PSDB do S? Seria muito mais racional fazê-lo. Mas o que Lula acha? É melhor mesmo reforçar o Crivella através do Governador? Mas e a Globo e a Igreja Católica?

10. Grande parte do jogo está jogado. Falta a “esquerda" dizer como joga? Nunca foi tão fraca no Rio. E nunca foi tão dividida!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eleições 2008 no Rio de Janeiro esquentando
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui