Em 2022, Rio de Janeiro terá hospital veterinário gratuito funcionando 24h

A população carioca até hoje não conta com esse serviço

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Durante audiência pública promovida no Dia Mundial dos Animais (04/10) pela Comissão Especial de Saúde Animal da Câmara RJ, o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Vinícius Cordeiro garantiu que o primeiro hospital veterinário público da cidade do RJ estará em funcionamento em 2022. Para o vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), presidente da Comissão, a construção da unidade é um passo importante que a Prefeitura dá para começar a saldar uma dívida histórica com a população carioca, que até hoje não conta com sequer um serviço veterinário gratuito e com atendimento 24h.

“Estivemos em São Paulo e trouxemos a experiência dos Hospitais Veterinários Públicos de lá, apresentamos o escopo para a Prefeitura e essa é, sem dúvidas, uma das principais vitórias da causa animal. Precisamos que esta unidade ofereça diversas especialidades, entre elas Ortopedia, Oncologia, além de internações. O Rio não tem sequer um hospital veterinário em funcionamento ao passo que São Paulo conta com três unidades”, explicou o parlamentar, salientando que na cidade do Rio, as protetoras e abrigos desenvolvem um serviço que é constitucionalmente uma obrigação do poder público.

Outro ponto abordado durante a audiência é uma reclamação permanente das protetoras: as castrações de cães e gatos. Segundo o secretário Vinícius Cordeiro, o planejamento estratégico da Prefeitura prevê aumento de até 60% no número de castrações nos próximos três anos, o que deve acontecer de forma gradativa.

“Devemos ampliar o número de castrações em cerca de 20% por ano. Consta no planejamento da prefeitura a criação de outros dois postos de castração, um na região de Jacarepaguá e outro na área no entorno da Pavuna”, explicou o secretário Vinícius Cordeiro.

Advertisement

Sem ampla vacinação contra a raiva desde 2018, o Rio de Janeiro começou a campanha na semana passada e até agora 56 mil cães e gatos foram imunizados, de acordo com a coordenadora de Vigilância de Zoonoses.

Estamos trabalhando para manter os postos de vacinação em lugares de maior vulnerabilidade e onde há grande concentração de animais. Nossa meta é imunizar 600 mil animais”, disse Kemle Rocha Miranda.

Outra cobrança feita pelo vereador Dr. Marcos Paulo foi a manutenção do Fundo de Saúde Animal. Na semana passada, em reunião na Câmara de Vereadores, o secretário de Fazenda Pedro Paulo, anunciou o interesse de extinguir os fundos municipais que não estivessem em atividade.

“O Fundo de Saúde Animal é importante porque pode ser revertido em castrações e em doação de rações para protetoras em situação de vulnerabilidade, por exemplo. Todas as multas aplicadas em quem maltrata animais devem ser direcionadas a este Fundo, que não pode acabar”, defendeu o vereador.

Também participaram da Audiência Pública a vereadora Mônica Benício e o vereador Luiz Ramos Filho. Na Audiência também foi debatido Banco de Rações e Animais Chipados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em 2022, Rio de Janeiro terá hospital veterinário gratuito funcionando 24h
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Unha cachorrinha, não está conseguindo fazer cocô, faz força e sangra, não tenho dinheiro pra levar ela a um veterinário pois, estou desempregada, não sei o que fazer, acho que ela comeu alguma coisa no quintal que não está deixando ela fazer o ? alguém sabe onde posso encontrar um veterinário gratuito, pra eu saber o que fazer. Estou com medo dela morrer, moro no RJ em campo grande.

  2. Boa noite estou com um animal com um tumor que estourou. Levei na fazenda modelo e não consegui uma cirurgia de emergência pois não tinha materiais para ser feito. Ela precisa de uma cirurgia de urgência antes que venha a óbito. Não tenho como pagar e estou a procura de quem possa ajudar na gratuidade desta cirugia. Peço por favor ajuda !!!

  3. Gastaram 3 milhões para construírem um parcao para animais no Parque Madureira, quando poderiam terem sido gastos em coisas mais relevantes para os animais, como clínicas que estavam fechadas precisando de reformas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui