Na noite da última segunda-feira (19/08), dois motociclistas disfarçados de entregadores de comida por aplicativo assaltaram um grupo de pessoas na Rua Bartolomeu Portela, em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro. Câmeras de segurança da região capturaram a ação dos criminosos.
O assalto ocorreu por volta das 22h30 e envolveu três pessoas. As imagens mostram os assaltantes pressionando as vítimas contra as grades de um condomínio enquanto tentavam entrar no prédio. Em seguida, um criminoso armado desceu de outro veículo, roubou os pertences do grupo e exigiu que os celulares fossem desbloqueados. Testemunhas afirmam que a ação foi marcada por violência.
Só nesta semana, dois roubos ocorreram na mesma rua. A via, sem saída e mal iluminada, tem pouco comércio devido ao seu perfil residencial e liga à Avenida Pasteur, que dá acesso ao Aterro do Flamengo. Este não é o primeiro caso; no domingo (18/08), por volta das 2h20, dois homens cercaram um carro e roubaram itens pessoais dos passageiros.
Conforme o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), o total de roubos a pedestres nas áreas de Botafogo, Urca e Humaitá no primeiro semestre de 2024 já superou o registrado em todo o ano de 2023. De janeiro a junho de 2024, foram registrados 344 casos.
De acordo com o Jornal O Dia, a Polícia Militar relatou que os agentes do 2° BPM (Botafogo) receberam a denúncia através do 190. Após realizarem diligências na área, os criminosos não foram encontrados.
Além disso, a corporação informou ao jornal que lançou o Programa Grupamento de Ação em Motopatrulha, voltado para o combate direto aos roubos de rua na região metropolitana. O programa inicia pelos bairros de Botafogo, Flamengo, Laranjeiras, Catete e Glória.
“Com equipes compostas por dez a cinco motocicletas, o projeto dará amplitude e dinamismo ao policiamento ostensivo, propiciando maior agilidade no combate às práticas criminosas. O comando da unidade também vem trabalhando de forma conjunta com as delegacias da Polícia Civil para identificar e prender os criminosos envolvidos em tais delitos”, diz a nota.