Em coletiva, prefeito de Petrópolis afirma ter responsabilidade parcial na tragédia da cidade

Bomtempo, que exerceu 4 mandatos como prefeito da cidade, afirmou que os governos federal estadual não cumpriram o seu papel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rubens Bomtempo, na primeira coletiva depois da tragédia de Petrópolis / Foto: Fabiano Rocha

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, declarou, nesta sexta-feira (18), durante a sua primeira entrevista coletiva, que não pode ser totalmente responsabilizado pela tragédia ocorrida na cidade serrana. Bomtempo, que foi prefeito de Petrópolis 4 vezes, afirmou que os governos federal e estadual foram omissos diante das necessidades da região. Até agora, a Polícia Civil confirmou 136 mortos e 213 desaparecidos.

“Foi feito muito nos nossos mandatos. A nossa responsabilidade é parcial. Quem não fez as obras foram os governos federal e estadual. Compramos os terrenos (para realocar as famílias retiradas das casas após 2011 e 2013) e eles não fizeram as obras”, afirmou o prefeito.

Para destacar a sua parcial responsabilidade na tragédia petropolitana, Rubens Bomtempo afirmou: “Eu fiquei cinco anos fora. Cheguei há menos de um mês, não vou julgar os outros antecessores. Eu queria ter feito mais, e não pude. Tem limitações. Em relação a valores para a reconstrução, não vou dizer. Tenho que esperar a avaliação dos estragos”.

Durante a coletiva, Bomtempo rebateu um das declarações do governador Cláudio Castro (PL), de que retiraria moradores das áreas de risco a qualquer custo.  “Temos que conversar um pouco para saber como será esse movimento, sem um projeto. Eu prefiro e acredito que ele falou de forma hipotética. Essa questão de remoção, temos que ter muito diálogo com a população. Falar que vai remover é fácil, mas na prática, a pessoa que mora ali há anos tem direito de ser ouvida”, ponderou o prefeito.

Advertisement

Sobre as chances de encontrar sobreviventes, Bomtempo, que é médico, não demonstrou muito otimismo. Segundo ele. à medida que o tempo passa, as chances de sobreviventes serem encontrados sob os escombros diminui.  Ainda assim, não são descartadas as chances de sobreviventes serem encontrados. O prefeito garantiu, por sua vez, que a Defesa Civil trabalha arduamente para encontrar o máximo de pessoas com vida.

O secretário de Defesa Civil, o coronel Gil Correia Kempers Vieira, que também estava na coletiva, validou o pessimismo de Rubens Bomtempo. “Com o passar do tempo, esse gráfico de encontrar pessoas com vida vai diminuindo. Mas, estamos fazendo de tudo para resgatar as pessoas”, complementou o secretário.

Chuva não dará trégua

A Defesa Civil adiantou que a previsão é que a cidade de Petrópolis ainda seja mais castigada pelas chuvas até terça – feira (22). A previsão é de caiam “chuvas moderadas a fortes” na cidade, a partir das próximas horas.

O secretário da Defesa Civil, Leandro Monteiro, disse que a entidade já está alertando a população por meio de mensagens de SMS sobre as condições do tempo e riscos de desabamentos. “Já estamos mandando SMS e as comunidades que estão classificadas com maior risco de desabamento serão vigiadas”

Leandro Monteiro fez ainda um apelo à população: “Fiquem atentos às sirenes. Se estiverem em casa com rachaduras, saiam de casa. Não temos como verificar casa a casa. Se existe algum indicativo de escorregamento de solo, pernoitem em casa de parentes”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em coletiva, prefeito de Petrópolis afirma ter responsabilidade parcial na tragédia da cidade
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui