Em defesa da privatização da CEDAE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

CEDAE 1 Em defesa da privatização da CEDAE

Duas em cada três pessoas do Rio de Janeiro não têm esgoto tratado.
Rio de Janeiro e Recife amargam as últimas posições dentre as capitais brasileiras no ranking do saneamento, organizado pelo Instituto Trata Brasil.
A CEDAE, apesar do gigantismo, só coleta esgoto de 38.9% de seus consumidores.
Niterói, com o serviço gerido pela iniciativa privada via concessão, possui a melhor colocação do Estado do Rio de Janeiro, segundo o ranking do Instituto Trata Brasil.
Cinco cidades do RJ estão entre as dez que mais precisam e menos aumentaram rede de esgoto.

São com esses dados que iniciamos este breve artigo sobre o assunto mais relevante do dia: a aprovação da “venda” (tecnicamente, a autorização da alienação acionária) da Companhia Estadual de Água e Esgotos, a CEDAE. O placar foi de 41 x 28, na Assembleia Estadual do Rio de Janeiro.

Entendemos as ressalvas postas por muitos dos deputados que votaram contra, mas precisamos apontar o avanço que esse processo será para o Estado do Rio de Janeiro, sobretudo quanto às camadas mais baixas de nossa população. As zonas periféricas da cidade e a Baixada Fluminense sofrem há décadas com a falta de saneamento e o precário fornecimento de água. Valões (esgoto a céu aberto) e fornecimento de água via caminhões pipa são velhos conhecidos dessas pessoas, infelizmente. O investimento nessa infraestrutura estava basicamente estagnado ao longo dos últimos anos, e a crise do Estado retira do horizonte a expectativa de melhoras.

Advertisement

No entanto, experiências com resultados melhores estão ao nosso lado, não precisamos ir longe para conferir isso. No final da década de 90, a cidade de Niterói concedeu à iniciativa privada a gestão dos serviços anteriormente prestados pela CEDAE. À época, apenas 1 a cada 4 niteroienses tinham água encanada. Em 2003, o serviço já estava universalizado. Atualmente, quase duas décadas depois, a cidade é líder do Estado na prestação desses serviços. Aqui está, aliás, o futuro do setor: o BNDES está conduzindo um plano nacional de desestatização do saneamento, e já teve a adesão de 18 Estados. O Estado do Rio será, portanto, pioneiro.

Muitos duvidam da capacidade do governo Pezão (PMDB/RJ) para conduzir esse processo. Ora, eu também. Vale relembrar que o projeto aprovado prevê que a alienação acionária (a venda) será realizada e modelada por uma instituição federal (muito provavelmente, o BNDES). Além disso, cabe devolver a pergunta: se o governo Cabral e Pezão já se revelaram extremamente corruptos e ineficientes, o que nos leva a crer que também não o foram na gestão da CEDAE? Quanto antes a retirarmos da mão dos políticos e colocarmos na mão de gestores, melhor. Por fim, transcrevo trecho final do artigo do especialista Adriano Pires:

Não existe outra saída. A privatização da Cedae vai atender aos interesses dos governos federal e do estado e, principalmente, das camadas de baixa renda”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em defesa da privatização da CEDAE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui