Entre segunda (17/02) e terça-feira (18/02), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado para mais de 560 ocorrências de fogo em vegetação em todo o estado. Foram mais de 2 mil ocorrências registradas pela corporação nos primeiros 45 dias do ano de 2025. No mesmo período de 2024, 700 ocorrências deste tipo foram atendidas pelos bombeiros.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), neste momento, o risco de incêndio florestal é alto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e Serrana; e muito alto na capital e nas regiões Metropolitana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste.
“Está bem atípica a quantidade de incêndios florestais que estamos enfrentando neste momento. No dia 17, combatemos 312 focos de incêndio florestal. Isso corresponde, quando comparado ao mesmo período do ano passado, a um aumento de mais de 370%”, afirmou à Agência Brasil o coronel Tarciso, comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário da Defesa Civil.