Em Irajá, homem é conduzido à delegacia por maus-tratos a 33 cães e vários animais silvestres

O poder público municipal chegou à casa do infrator após denúncia verificada. O homem poder ser a primeira pessoa no RJ punida pela Lei Sansão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operação em Irajá, salva 33 cães e diversos animais silvestres de maus-tratos / Divulgação: Prefeitura

Uma ação conjunta empreendida  entre a Secretaria Defesa dos Animais da Prefeitura do Rio (SMPDA)¸ a Secretaria Municipal de Proteção, e o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar, nesta segunda-feira (8/02), em Irajá, na Zona Norte do Rio de Janeiro, verificou a um série de maus-tratos cometidos contra cães e pássaros. A patrulha foi realizada após denúncia verificada procedente pela equipe de fiscalização da SMPDA, que acionou o policiamento ambiental.

Em uma residência do bairro, foram encontrados 33 cães submetidos a maus-tratos, a má alimentação e em condições insalubres. Também foram encontrados dezenas de animais silvestres. O proprietário da residência foi conduzido à delegacia da área em flagrante. Ele pode ser o primeiro infrator, na cidade do Rio, a ser penalizado pela Lei Sansão (14.064/2020).

O titular da Secretaria de Proteção aos Animais, Vinicius Cordeiro, (Avante), ressaltou que o poder público municipal tem intensificado as ações de combate aos maus-tratos contra animais, bem como contra o tráfico de animais silvestres.  Segundo Cordeiro, a secretaria já realizou, em janeiro, 169 atendimentos por meio de denúncias da população através do 1746.

Para o secretário Marcelo Queiroz (PP) a parceria com a SMPDA é importantíssima, não só para coibir maus-tratos, como também crime ambiental.

Advertisement

Estabelecer parcerias são fundamentais para darmos respostas rápidas e eficientes no combate aos maus-tratos aos animais. O Secretário Vinicius é um grande parceiro. A nossa equipe RJPET segue 24 horas atuando para que mais ações de sucesso como esta aconteçam”, disse Marcelo.

Cachorro Sansao Em Irajá, homem é conduzido à delegacia por maus-tratos a 33 cães e vários animais silvestres
O pitbull Sansão, de 2 anos, que teve as patas traseiras cruelmente decepadas / Reprodução: Internet

Lei Sansão

A Lei 14.064, também conhecida por Lei Sansão, aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos. A Lei foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Com a aprovação da Lei, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais de estimação será punida com prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

Caso Sansão

Em 6 de janeiro de 2020, o pitbull Sansão, de 2 anos, teve as duas patas traseiras decepadas no bairro Capim Seco, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois homens, que eram vizinhos à empresa onde o cão ficava, foram responsáveis pelo bárbaro crime. Sansão ficou sob os cuidados da veterinária Ticiana Lima Dornas, na clínica-escola da Faculdade Arnaldo, no bairro Olhos D’Água, na Região Oeste da capital mineira, tendo recebido uma doação de uma cadeira de rodas especialmente produzida para cães deficientes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em Irajá, homem é conduzido à delegacia por maus-tratos a 33 cães e vários animais silvestres
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui