Em live, Benedita critica ‘atração fatal’ de Bolsonaro por Trump

Em meio ao processo eleitoral americano, Benedita da Silva analisa como ''vitória moral'' possível eleição de Joe Biden

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Live de Benedita da Silva e Eduardo Moreira nesta quinta - Foto: Reprodução

Durante live realizada na manhã desta quinta-feira (05/11), a candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro Benedita da Silva (PT) e o economista Eduardo Moreira comentaram a respeito do processo eleitoral dos Estados Unidos. Segundo eles, a eleição de Joe Biden e de candidatos antirracistas no Brasil seriam uma ”vitória moral”.

Paralelamente, Benedita disse também que a ”atração fatal” do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pelo americano Donald Trump causou ”grande prejuízo” ao País. Ela classificou a submissão como ”danosa ao meio ambiente brasileiro”, com reflexos na entrega do patrimônio público e no desemprego de trabalhadores, ”inclusive os qualificados, os técnicos, os profissionais”.

Carioca morador de São Paulo, Eduardo, por sua vez, disse que viajará de carro ao Rio no próximo dia 15/11 só para votar em Benedita. Engenheiro, economista, ex-banqueiro e dramaturgo, ele criou a hashtag #Somos70%, reunindo brasileiros contrários às mensagens de ódio do bolsonarismo.

”Quando vou a Brasília, fico absolutamente incomodado pela falta de representatividade do povo brasileiro. Lá, a maioria é de homens brancos ricos, e isso não pode acontecer em um País onde a maioria é de mulheres, de negros e de pobres”, disse Eduardo.

Advertisement

Enxergando o racismo estrutural

Moreira classificou como ”racismo estrutural” o eleitor que enxerga capacidade de gestão em candidatos ”como Eduardo Paes” só por serem homens brancos da Zona Sul: ”Uma pessoa como Eduardo não tem como sentir dentro de si a vontade, a necessidade, a urgência de aliviar a dor da maioria do povo. Benedita tem histórico de guerreira, morou 57 anos na favela, venceu tudo para ocupar os cargos mais importantes da política brasileira. Ela aprendeu, descobriu, conversou, a gente nao pode jogar tudo isso fora, tem que usar essa sabedoria.”

Benedita aproveitou a deixa de Moreira para lembrar a importância do ex-presidente Lula no combate à pobreza e a desigualdade social, dois males históricos, complementares e seculares do País: ”Por isso eu sempre apoiei o meu amigo Lula. Ele pisou o mesmo chão que eu pisei e entende às necessidades dos mais humildes. Por isso se empenhou tanto para tirar milhões de brasileiros e brasileiras da miséria.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em live, Benedita critica 'atração fatal' de Bolsonaro por Trump
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui