Em meio às trocas na Secretaria de Habitação, Rio vive grave problema habitacional

Secretário Fábio Dalmasso pediu exoneração e vice-prefeito, Nilton Caldeira assumiu a pasta que tem muito trabalho a ser realizado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com o maior percentual de sua população vivendo em favelas: 22,03%. Isso corresponde a mais de 1,3 milhão de pessoas. Próximo a um terço do número de habitantes do munícipio – em torno de 6 milhões. O levantamento mais recente da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro apontou que pelo menos 15 mil pessoas estão em situação de rua na cidade do Rio. As informações deixam claro o grave problema habitacional que temos. Dentro disso tudo, a Secretaria Municipal de Habitação passou mudanças nesta semana, no primeiro mês da gestão Eduardo Paes.

Na noite de terça-feira (12/01), o RJTV, da Rede Globo, fez uma matéria trazendo o tema à tona, o que levou a Fábio Dalmasso a enviar seu pedido de exoneração nesta quarta-feira (13/1). Dalmasso havia sido sentenciado a 2 anos de prisão por falsificar à assinatura da mãe em um cheque de um trâmite para encerrar uma sociedade que envolvia a gestão de um empreendimento em Niterói.

Nilton Caldeira, vice-prefeito, assumiu a Secretaria de Habitação. As mudanças logo início da gestão preocupam especialistas no assunto.

“Quando há uma mudança de secretário, por mais que alguém do próprio governo assuma, sempre acontece alguma troca de planejamento, estratégia, metodologia e considerando a atual situação da habitação no Rio, esse cenário gera incertezas enquanto os problemas estão acontecendo”, destaca a arquiteta, urbanista e pesquisadora Camila Braga.

Advertisement

O DIÁRIO DO RIO não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Habitação para saber como ficará o planejamento da pasta com a mudança de secretário.

Em entrevista recente ao DIÁRIO DO RIO, Washington Fajardo, secretário de planejamento urbano do Rio de Janeiro, falou em um plano habitacional para o centro da cidade, tornando a área mais residencial.

No ano passado, o DIÁRIO publicou uma reportagem sobre o problema habitacional da cidade do Rio de Janeiro, que envolve sub-habitações, pessoas em situação de rua, domínio da milícia em algumas regiões da cidade, entre outros pontos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em meio às trocas na Secretaria de Habitação, Rio vive grave problema habitacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui