Um incêndio atingiu uma casa localizada na Rua Aureliano Barbosa Farias, no “Buraco da Concha”, bairro Floresta, em Nova Friburgo. O desastre dizimou 19 cães que ali viviam com o seu tutor, que é gari e no momento não se encontrava na residência, quando o incêndio começou por volta de 17h30 da tarde. Os corpos dos animais foram resgatados por funcionários da Prefeitura de Nova Friburgo, que ficaram muito comovidas com o cenário encontrado.
No imóvel simples, de dois andares e uma laja, viviam 40 animais. Os bombeiros, que foram acionados por vizinhos, conseguiram resgatar seis cães adultos e 18 filhotes, que serão colocados para adoção, segundo a prefeitura de Friburgo.
A residência já havia passado por uma fiscalização da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), de Friburgo, há três meses. Na ocasião não foram verificados sinais de maus-tratos nos cães. Durante a visita, os agentes constatam que, apesar da grande quantidade de animais e da condição econômica do tutor, os cachorros eram bem tratados por ele, fato validado por declarações de testemunhas.
Os cães falecidos foram recolhidos pela Ssubea, na manhã deste domingo (26), que também providenciou o sepultamento dos animais. O destino dos cachorros sobreviventes – a maioria filhotes – está a cargo da Prefeitura, que busca parcerias junto a ONGs, para coloca-los em lares temporários. A Prefeitura pretende ainda fazer uma campanha de adoção no dia 09/07.
A 151ª DP (Nova Friburgo) instaurou um inquérito para investigar as causas do incêndio. Uma perícia já foi realizada no local, e testemunhas estão sendo ouvidas. No local havia muito material inflamável, como papelão, o que facilitou que o fogo se alastrasse rapidamente.
O morador da casa, de 59 anos, está muito abalado com a morte dos animais. Ele foi atendido por equipes da Assistência Social da Prefeitura e ficará na casa de familiares.
Participaram da operação, as secretarias de Defesa Civil, Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Subsecretaria do Bem-Estar Animal e Subprefeitura de Conselheiro Paulino. A residência deve ser vistoriada novamente.
Aqueles que desejarem ajudar os cães resgatados podem entrar em contato com a Subsecretaria do Bem-Estar Animal de Nova Friburgo através da página deles no Instagram.
As informações são do jornal O Globo.
Imagina quanto transtornos para a vizinhança do praticamente canil ou abrigo para cães improvisado…
O Brasil é uma bagunça mesmo.
Pessoa tem quanto cães e gatos quiser.
Não importa se tem ou não condições e muito menos o impacto de vizinhança – que embora previsto em lei a obrigatoriedade nunca realmente se leva a sério.
Em condomínio convivo com vizinhos que tem cães e gatos.
Seja para trabalho ou passeio, quando o cão é deixado sozinho, logo depois, fica arranhando a porta tentando cavar o chão para passar por baixo como fosse terra, e começa a latição que alterna momentos de mais ou menos intensidade até o donos voltarem…
Já o gato fica miando, principalmente à noite – dado ser animal de hábitos mais noturnos.
Tinha que ser proibido animal de estimação em locais de grande adensamento urbano.