A megaoperação de oito dias para o Carnaval 2025 resultou em uma intensa movimentação de passageiros no MetrôRio, consolidando o modal como o principal meio de transporte entre a população.
De 28 de fevereiro a 5 de março, além dos dias 8 e 9 de março, a concessionária registrou 4 milhões de embarques, 5.748 viagens e mais de 1,1 milhão de quilômetros percorridos.
Segundo dados do MetrôRio, as estações mais movimentadas foram Central do Brasil/Centro, 271 mil embarques; Carioca, 266 mil; Botafogo, 237 mil; Jardim Oceânico, 232 mil; e Pavuna, 224 mil acessos de usuários.
Ainda segundo os dados da concessionária, o dia de maior movimento foi o sábado de Carnaval, dia 1º de março, com mais de 654 mil passageiros embarcando no modal.
No que diz respeito às formas de pagamento predominantes, o pagamento digital por aproximação (NFC) foi o grande destaque, totalizando 888 mil embarques; 24% dos pagamentos.
A modalidade superou os bilhetes unitários, que representaram 12% dos acessos. O dia recorde de uso da tecnologia NFC ocorreu no domingo, 2 de março, com 191 mil pagamentos.
O planejamento da operação para atender o público do Carnaval 2025 aconteceu com meses de antecedência, com o MetrôRio iniciando as ações em setembro de 2024, a partir de quando foram reforçadas a manutenção preventiva dos trens e a infraestrutura.
Ao todo, mais de 1.660 funcionários foram direcionados para atuarem nas áreas de atendimento, segurança e controle operacional para garantir a qualidade e a integridade do serviço.
O metrô de São Paulo registra mais que 4 milhões de pessoas por dia. E não precisa de Carnaval. É no dia a dia normal.