Em sua 24ª edição, Circuito das Artes do Jardim Botânico acontece neste fim de semana

A agenda gratuita conta com atrações culturais, artísticas e gastronômicas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Um dos eventos precursores do formato, o Circuito das Artes do Jardim Botânico volta com sua programação, na 24ª edição, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto. De 12h às 19h, a agenda gratuita conta com atrações culturais, artísticas e gastronômicas, com opções para toda a família. Serão mais de 50 expositores de artes como cerâmica, joias, acessórios, roupas, fotografias, gravuras, aquarelas, papelarias, decoração e arte contemporânea, em diversos espaços espalhados pelo bairro. Esta é a primeira edição após a pandemia.

Como o nome já propõe, o trajeto sugerido normalmente começa na própria rua Jardim Botânico. A partir dela, é possível explorar as ruas Rua Faro, Lopes Quintas e depois finalizar pela Pacheco Leão, sem deixar de ir até o Horto. O mapa com a sugestão do melhor caminho pode ser encontrado no site do evento, nas redes sociais ou nos folders distribuídos pela região.

Idealizadoras e produtoras do evento, Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, celebram o retorno após dois anos de interrupção por conta da pandemia: “é muito emocionante estar de volta. O Circuito é fundamental para a economia local e para o fomento das atividades artísticas da cidade”, diz Cattia. Gabriella faz coro: “As atrações são um verdadeiro refresco criativo para todos, sejam artistas ou visitantes. Depois de um momento tão difícil, voltamos certas de que o evento, por ser pioneiro, é uma espécie de sopro de esperança para todos!”.

O evento contará, mais uma vez, com o Circuito Gastronômico, que está em sua 15ª edição e terá a participação dos mais variados restaurantes da região, como Casa Entre Amigos, Ella, Prana, Escama, Grado, Espaço Gourmet na Sauer Danças e o Maguje, no Jockey, com opções a partir de 29 reais e, ainda, um núcleo de marcas sustentáveis dentro do espaço.

Advertisement

A programação gratuita inclui várias atividades, como o workshop de instrumentos musicais “Caçamba dá Samba”, aula aberta de acrobacia área do Lunático, Yoga e Meditação da Nataraja Yoga Rio, demonstração de grafitte com PH Netto e o evento “Ponto e Verso”, encontro de bordados e poesia da Casa Caminhoá. O destaque fica para a performance-manifesto-itinerante “A grande SACA-nagem”, no dia 27 de agosto. Já o teatro Tablado oferece desconto para os visitantes do Circuito para a peça “O Cálice”.

Importante destacar que, este ano, o Circuito das Artes faz uma homenagem póstuma ao ceramista Guilherme Toledo, que desde o início esteve presente no evento.

Sobre o Circuito das Artes do Jardim Botânico

Em 1998, o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação. Com criação e coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, o principal objetivo é reunir artistas que têm estúdios e ateliês no bairro. Com quase 25 anos de idade, o Circuito das Artes do Jardim Botânico é um dos eventos de maior expressão para o lançamento de pequenos empreendedores e se voltando cada vez mais para a sustentabilidade.

Serviço:
24º CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO
Data: 20, 21, 27 e 28 de agosto Horário: 12h às 19h
Local: Por todo o bairro do Jardim Botânico e Horto. Valor: Gratuito
Site oficial e programação: http://www.circuitodasartes.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Em sua 24ª edição, Circuito das Artes do Jardim Botânico acontece neste fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui