Em sua 24ª edição, Circuito das Artes do Jardim Botânico acontece neste fim de semana

A agenda gratuita conta com atrações culturais, artísticas e gastronômicas

Foto: Divulgação

Um dos eventos precursores do formato, o Circuito das Artes do Jardim Botânico volta com sua programação, na 24ª edição, nos dias 20, 21, 27 e 28 de agosto. De 12h às 19h, a agenda gratuita conta com atrações culturais, artísticas e gastronômicas, com opções para toda a família. Serão mais de 50 expositores de artes como cerâmica, joias, acessórios, roupas, fotografias, gravuras, aquarelas, papelarias, decoração e arte contemporânea, em diversos espaços espalhados pelo bairro. Esta é a primeira edição após a pandemia.

Como o nome já propõe, o trajeto sugerido normalmente começa na própria rua Jardim Botânico. A partir dela, é possível explorar as ruas Rua Faro, Lopes Quintas e depois finalizar pela Pacheco Leão, sem deixar de ir até o Horto. O mapa com a sugestão do melhor caminho pode ser encontrado no site do evento, nas redes sociais ou nos folders distribuídos pela região.

Idealizadoras e produtoras do evento, Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, celebram o retorno após dois anos de interrupção por conta da pandemia: “é muito emocionante estar de volta. O Circuito é fundamental para a economia local e para o fomento das atividades artísticas da cidade”, diz Cattia. Gabriella faz coro: “As atrações são um verdadeiro refresco criativo para todos, sejam artistas ou visitantes. Depois de um momento tão difícil, voltamos certas de que o evento, por ser pioneiro, é uma espécie de sopro de esperança para todos!”.

O evento contará, mais uma vez, com o Circuito Gastronômico, que está em sua 15ª edição e terá a participação dos mais variados restaurantes da região, como Casa Entre Amigos, Ella, Prana, Escama, Grado, Espaço Gourmet na Sauer Danças e o Maguje, no Jockey, com opções a partir de 29 reais e, ainda, um núcleo de marcas sustentáveis dentro do espaço.

A programação gratuita inclui várias atividades, como o workshop de instrumentos musicais “Caçamba dá Samba”, aula aberta de acrobacia área do Lunático, Yoga e Meditação da Nataraja Yoga Rio, demonstração de grafitte com PH Netto e o evento “Ponto e Verso”, encontro de bordados e poesia da Casa Caminhoá. O destaque fica para a performance-manifesto-itinerante “A grande SACA-nagem”, no dia 27 de agosto. Já o teatro Tablado oferece desconto para os visitantes do Circuito para a peça “O Cálice”.

Importante destacar que, este ano, o Circuito das Artes faz uma homenagem póstuma ao ceramista Guilherme Toledo, que desde o início esteve presente no evento.

Sobre o Circuito das Artes do Jardim Botânico

Em 1998, o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação. Com criação e coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, o principal objetivo é reunir artistas que têm estúdios e ateliês no bairro. Com quase 25 anos de idade, o Circuito das Artes do Jardim Botânico é um dos eventos de maior expressão para o lançamento de pequenos empreendedores e se voltando cada vez mais para a sustentabilidade.

Serviço:
24º CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO
Data: 20, 21, 27 e 28 de agosto Horário: 12h às 19h
Local: Por todo o bairro do Jardim Botânico e Horto. Valor: Gratuito
Site oficial e programação: http://www.circuitodasartes.com.br

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui