Emater-Rio assume cadeira na Comissão Estadual de planejamento da agenda 2030

O desenvolvimento sustentável é o principal objetivo da agenda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em reunião para implementar a Agenda 2030, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) se une a Comissão Estadual para acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda que vem sendo internalizada pela entidade há dois anos. O intuito é dar mobilidade estratégica na formação de políticas públicas, estreitando planejamento, orçamento e execução de forma precisa.

O secretario de Agricultura, Alex Grillo, alegou que a agregação da Emater-Rio é fundamental para que as metas propostas da Agenda 2030 sejam atingidas. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são importantes para fortalecer a cultura da segurança ambiental e social. A Emater-Rio vem atuando fortemente ao lado dos pequenos e médios produtores”, ressaltou o secretário.

Representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seappa), o coordenador de planejamento da Emater-Rio, Edmilson Gomes, assume como membro titular da comissão, e a bióloga, coordenadora de projetos, Louise Schiatti, como membro suplente. O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, frisou a competência técnica que a instituição possui em pautas de sustentabilidade socioambiental, agregando valor de expertise nas rodas de discussão. “Contamos com técnicos extensionistas em todas as regiões fluminenses, e com isso construímos um contato sólido e uma verdadeira relação de confiança com as famílias produtoras e representantes da agricultura familiar, como cooperativas e associações”, destacou.

A partir da adesão do Governo Estadual ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a comissão visa facilitar o diálogo entre os órgãos do Poder Público e representantes da sociedade civil para melhor articulação e implementação dos 17 ODS em todas as regiões do estado. O grupo de representantes também é responsável por elaborar um plano de acompanhamento e sistematizar relatórios regularmente para a prestação de contas das metas.

Advertisement

Um dos pontos chaves da reunião foi a construção de um questionário para levantar o nível de conhecimento das diversas entidades, e massificar o compromisso com os ODS. O desafio de desenvolver metodologias e indicadores das ODS no contexto fluminense irá passar pelo alinhamento do Plano Plurianual, obedecendo as prioridades da LDO 2022, além de fomentar um ambiente de estímulo ao investimento privado a partir dos Critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Emater-Rio assume cadeira na Comissão Estadual de planejamento da agenda 2030
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui