EMERJ promove evento sobre a história da Rússia

Com a tensão entre os EUA e Rússia devido a questão da Ucrânia, a EMNERJ faz webinar sobre a história da Rússia e sua dualidade entre Ocidente e Oriente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No momento em que os Estados Unidos e os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) iniciam uma rodada de negociações com a Rússia, em Bruxelas, com o objetivo de neutralizar a crise na Ucrânia, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro organiza o evento “Rússia: Entre o Oriente e o Ocidente”.  

O tema será debatido no primeiro webinar, de 2022, do Fórum Permanente de História do Direito, no dia 24, às 17h30min, por meio das plataformas Zoom e YouTube. A transmissão contará com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

A reunião será aberta pelo presidente do Fórum, desembargador Carlos Gustavo Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). 

Crise entre Rússia e Ucrânia 

Nos últimos meses, os noticiários têm relatado a preocupação de uma possível guerra entre o maior país do mundo e a Ucrânia. Em 2014, a Rússia anexou a Península da Crimeia a seu território, e, desde então, a instabilidade se manteve na relação entre os dois países. No mês passado, milhares de soldados russos se mobilizaram para a fronteira ucraniana, enquanto autoridades do país vizinho denunciam uma invasão iminente. Os Estados Unidos (EUA) também temem uma ação militar e afirmam que uma invasão teria consequências desastrosas. No último dia 10, a Rússia se reuniu com os EUA para tratar da crise com a Ucrânia, porém a Rússia não deu garantias de que não invadirá a nação ucraniana e não explicou a concentração de 100 mil soldados ao longo da sua fronteira com aquele país. Os Estados Unidos apresentaram os detalhes da reunião à OTAN. 

Advertisement

O historiador Ângelo Segrillo, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que será um dos palestrantes desse evento, participou de uma entrevista para o podcast Ao Ponto, do jornal O Globo. Ele explicou sobre a crise entre os dois países e qual a importância da Ucrânia para a Rússia: “Há uma razão histórica, pois a Rússia, Bielorrússia e a Ucrânia eram um povo só na origem. Com o tempo, quando houve o domínio Mongol, nos séculos XIII ao XV, eles foram se dividindo. Atualmente, a Ucrânia ficou sendo a fronteira da Rússia com o outro lado do ocidente, então, a Ucrânia é muito sensível, principalmente com questão da expansão da OTAN. Para a Rússia, a Ucrânia é um ponto chave, pois se a OTAN chegar até a Ucrânia ela chega diretamente à Rússia”.   

O evento 

Além do historiador, serão palestrantes do webinar os professores Fabiano Mielniczuk, doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), e Juliana Paula Magalhães, doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). A jornalista Marina Darmaros, doutora em Literatura e Cultura Russa pela USP, será a debatedora. 

As reuniões dos Fóruns da EMERJ são gratuitas, e concedem horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direto que participarem do evento. Para se inscrever, basta acessar:  https://emerj.com.br/site/evento/8075 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp EMERJ promove evento sobre a história da Rússia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 EMERJ promove evento sobre a história da Rússia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui