O Distrito Empresarial do Porto do Rio promoveu um encontro estratégico que reuniu líderes de diversos setores da região, mais de 20 empresas e instituições para discutir o futuro da região portuária. Incluindo empresários, representantes da comunidade, hoteleiros e figuras do cenário cultural. A reunião, sediada no Hotel Intercity Porto Maravilha, teve como objetivo fortalecer a colaboração entre os diferentes atores e discutir soluções para os desafios que envolvem segurança, negócios, habitação, educação e infraestrutura, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável e econômico da região.
Grandes nomes do setor, como L’Oréal Brasil, GMP Properties, Clube Empreendedor Brasil, Intertouring Receptivo, Instituto Ayó, Hotel Novotel e Ibis porto Atlântico, Hotel Intercity Porto Maravilha, Cury Vendas, Pompeu Rio Hotel, Conselho Comunitário de Segurança Porto Maravilha, Edifício Novocais do Porto, Museu do Amanhã, Kreimer Engenharia Ltda, PortosRio, ESPM RJ, Código Carioca, Casa Porto/Bafo da Prainha/Dois de Fevereiro, Museu do Amanhã – IDG, Sérgio Castro Imóveis, Associação Previdenciária dos Estivadores Aposentados do Estado do Rio de Janeiro e Logística Brasil, marcaram presença e contribuíram com suas perspectivas para o desenvolvimento sustentável do Porto Maravilha.
A revitalização do entorno da região portuária e a segurança foram os principais temas colocados em pauta. Reconhecendo a importância de uma abordagem integrada, os participantes destacaram a necessidade de envolver o empresariado local em iniciativas que melhorem a qualidade de vida da população e reduzam a sensação de insegurança. Para tanto, a criação de um Comitê de Segurança, equipado com tecnologias avançadas de monitoramento, como câmeras integradas com a polícia, foi sugerida como uma medida estratégica para garantir um ambiente mais seguro e atrativo para todos.
A falta de opções educacionais de qualidade foi identificada como um dos principais desafios para o desenvolvimento da região. Para garantir um futuro mais promissor para os moradores, os participantes defenderam a necessidade de uma maior oferta de escolas e programas educacionais, principalmente visando atender a demanda de futuros moradores. Nesse sentido, a participação ativa da prefeitura é fundamental para encontrar soluções que atendam às necessidades da comunidade.
A reunião também abordou a importância da governança e da colaboração interinstitucional para o desenvolvimento da região. O Distrito Empresarial se consolidou como o principal interlocutor das demandas coletivas, assumindo um papel central na articulação de ações conjuntas entre os diversos atores envolvidos, como o poder público, empresas e comunidade. A criação de um fórum permanente de discussão foi sugerida como uma forma de fortalecer essa parceria e garantir a continuidade das iniciativas.
A cultura e a capacitação da mão de obra foram reconhecidas como elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável da região. Algo já consolidado e que agora entra em uma fase de institucionalização, é a estrutura de um Comitê Cultural, que já conta com a idealização, já tirada do papel, de um “Passaporte Cultural do Porto” para fortalecer a identidade local e impulsionar a economia criativa. Quanto à profissionalização de jovens da região, também foi proposta, a ação de conectar os empreendimentos locais à comunidade, oferecendo oportunidades de emprego e qualificação profissional para os moradores.
O Distrito Empresarial do Porto do Rio, por meio do Comitê Cultural, está trabalhando para consolidar a identidade cultural da região. Além do lançamento do Passaporte Cultural do Porto, uma plataforma completa e integrada para explorar a rica oferta cultural local, o Distrito está desenvolvendo o DATA PORTO, uma plataforma de big data que irá coletar e analisar dados demográficos da região. A iniciativa em parceria com as equipes da ESPM RJ (Escola Superior de Publicidade e Propaganda) e do Código Carioca visa otimizar a tomada de decisões em projetos, facilitando a busca por serviços públicos e impulsionando o desenvolvimento social e econômico da região, atraindo novos parceiros e investimentos para o Porto Maravilha.