Empresários fluminenses esperam melhora nos negócios para o próximo trimestre

De acordo com uma pesquisa da Fecomércio RJ em que 62,2% dos entrevistados esperam algum aumento nos negócios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do estado

Uma pesquisa realizada entre 02/07 e 06/04 pela Fecomércio RJ ouviu 257 empresários fluminenses, sobre as expectativas para as demandas para o próximo trimestre. No setor, 62,2% dos entrevistados esperam que haja algum tipo de aumento nos negócios. Antes, o percentual era de 57,3%. Já 28% acreditam em uma estabilização, índice igual ao de junho. Para 9,7%, haverá diminuição ou diminuição acentuada na busca por produtos e serviços de suas empresas. Na consulta anterior, eram 14,7%.

É o caso do Bar Mané Delas, inaugurada em março deste ano no bairro de Copacabana. Uma das sócias, Natália Magalhães, se viu diante de um desafio: a abertura no momento em que retornaram as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Quatro meses depois, ela e as sócias Suelen Gomes e Carla Tarsitano enxergam um cenário menos incerto e anunciam a abertura de uma franquia do estabelecimento em Búzios, Região dos Lagos.

As três fazem parte do grupo de empresários dos setores de comércio de bens, serviços e turismo do Rio de Janeiro que está com boas expectativas para os próximos três meses. Segundo pesquisa da Fecomércio RJ, em julho, 86% dos comerciantes afirmaram que esperam que a situação de seus negócios melhore ou melhore muito. Mês passado, este índice era de 76,7%. Ou seja, nove em cada dez comerciantes estão confiantes na evolução de seu estabelecimento. É uma perspectiva que coincide com o trabalho do Governo do Rio para auxiliar a retomada da economia.

Ao lembrar do momento de inauguração, Natalia, comparou o período com o atual momento:

“Percebemos uma mudança no comportamento dos frequentadores do bar: além da adesão estar aumentando porque as pessoas estão mais seguras em sair, os consumidores estão optando por locais abertos. Ainda em um número menor que antes, já estamos notando a presença de turistas, tanto nacionais, quanto internacionais, uma vez que o bar está localizado em Copacabana. O cenário está muito promissor para os próximos meses”, disse Natalia.

Advertisement

A sócia do Mané Delas também conta que a perspectiva é de expansão do negócio

“O início foi bem difícil. A previsão inicial era contratar 15 funcionários para trabalhar no bar, o que caiu para um terço nos primeiros meses. Hoje, são dez pessoas atuando no local. Certamente, o cenário está melhor que antes. De acordo com o avanço da vacinação, nossa expectativa é que vai melhorar ainda mais”, finalizou a empresária.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, explica que medidas governamentais estão possibilitando este cenário.

 “As medidas do governo, como a pontualidade no pagamento da folha de servidores e a antecipação de parte do 13º salário, além do auxílio emergencial para a população e as linhas de crédito para pequenos e médios empreendedores, via SuperaRJ e AgeRio, oferecem um horizonte mais positivo e a segurança de uma melhor situação econômica no estado. Consequentemente, se reflete em uma melhor expectativa por parte dos comerciantes”, disse o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empresários fluminenses esperam melhora nos negócios para o próximo trimestre
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui