Encalhada há 7 anos, cobertura que assistiu ao declínio de 2 impérios segue à venda por 60 milhões

À venda pelo menos desde 2013, a cobertura de quase 4.000m2 que pertenceu a Jorginho Guinle é propriedade do ex-magnata José Fragoso Pires, e vinha sendo usada como salão de festas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cobertura do ex-magnata Fragoso Pires segue à venda, 7 anos depois
A magnífica cobertura que pertenceu a Jorginho Guinle está à venda há pelo menos 7 anos. Não é à toa, especialistas avaliam-na em menos da metade do preço pedido pela imobiliária que pede menos.

Um palacete suspenso na Praia do Flamengo, número 284 está à venda, e não é de hoje. Em 2013 os principais meios de comunicação do país anunciavam o declínio do império do ex-magnata José Carlos Fragoso Pires, e a oferta do imóvel, que tem quase 4.000 metros quadrados de área e uma deslumbrante vista para o aterro do Flamengo. 7 anos depois, o belo imóvel, na época anunciado por 55 milhões de reais, segue à venda, sem interessados.

Embora seus salões de festas tenham recebido grandes nomes da história do Brasil e até mesmo cabeças coroadas, pode-se dizer que a espetacular cobertura não seja exatamente um imóvel com boas energias, do ponto de vista financeiro. Além do fracasso do conglomerado de empresas do ex-presidente do Jockey Clube, o imóvel também assistiu o ocaso da fortuna de seu proprietário anterior, Jorginho Guinle. Como vem sendo ofertado por quase uma década por diversos corretores, sem ser vendido até hoje, a família acabou buscando outras saídas: a esposa do dono, Ângela, acabou transformando o imóvel numa espécie de casa de festas, alugando a cobertura para quem quer sentir um pouco do gostinho do que foi o “high society” carioca no passado.

“Olha, o que posso dizer, a parte social continua extremamente bonita, mas o cheiro de mofo e as instalações elétricas meio aparentes denunciam a situação”, disse ao DIÁRIO um freqüentador que pediu anonimato. Segundo relatos, a família pede pelo aluguel da parte social, por uma noite, a bagatela de 15 mil reais.

Os corretores não parecem se entender sobre o preço que está sendo pedido por Fragoso Pires. A imobiliária Rio Exclusive anuncia o imóvel no ZAP por 60 milhões de reais, 5 a mais do que o valor jamais conseguido e que foi anunciado em 2013. Mas a concorrente Rio Exception é mais gulosa: seu anúncio dá conta de que são necessários nada menos que 116 milhões de reais (e uns quebradinhos!) para se tornar o próximo proprietário da cobertura que assistiu a queda de dois impérios. A Sotheby’s Bossa Nova, que anuncia para venda também a casa mais cara do Brasil, anuncia o imóvel com lindas fotos (reprodução abaixo) mas informa em seu anúncio que o preço é “sob consulta”. Outra corretora, a Whereinrio, promove a venda da propriedade por um valor intermediário: 83 milhões de reais.

Advertisement

O imóvel é incrível, mas, a exemplo do que ocorreu com a cobertura da família Seabra, também na Praia do Flamengo, sua venda é difícil, ainda mais por valores tão díspares da realidade do mercado“, disse ao DIÁRIO a executiva Lucy Dobbin, superintendente de vendas da Sergio Castro Imóveis, que através da sua grande sede em Laranjeiras atende toda a região. “Apesar dos salões suntuosos, podemos ver pelos anúncios que a parte íntima precisa de grande modernização, sem contar o fato de que poucas famílias buscam um imóvel deste tamanho. Além disso, normalmente as coberturas que ultrapassam cifras de 15 milhões estão nas orlas de Ipanema e Leblon, e algumas em Copacabana“. Segundo Dobbin, seu valor de venda não deve ultrapassar 25 a 30 milhões de reais. A julgar pelos 7 anos em que está à venda, a opinião deve ter mérito.

Para o corretor André Toledo, da Block Imóveis, “tantos corretores trabalhando o mesmo imóvel, e por preços diferentes, todos acima do mercado, pode ser uma causa pra esse negócio não sair. O que posso dizer é que neste momento, se não tiver preço, não vende nem pra milionário nem pra classe média e nem no segmento econômico“. Segundo o diretor do CRECI-RJ (órgão profissional dos corretores imobiliários), Laudimiro Cavalcanti, um imóvel ser ofertado por tantos preços diferentes por corretores é um “caso evidente de falta de profissionalismo“. Cavalcanti entende isso cria “uma falsa ilusão para o proprietário, fugindo da liquidez” e que seria “antiético avaliar um imóvel acima da realidade do mercado“.

A empresa do ex-magnata era dona do navio Angra Star, que encalhou, abandonado, na baía de Guanabara em 2013, tendo recebido uma multa milionária por deixar vazar para o mar uma parte dos 200 mil litros de uma mistura de óleo, água e areia encontrada em seus reservatórios quando da ocorrência. Na época, defendeu-se dizendo que o barco estava alugado a outra empresa, além de estar hipotecado ao BNDES para garantia de dívidas.

Fragoso Pires está recluso há muito tempo, e não é a primeira vez que tem má sorte com seus imóveis. Há alguns anos, o prédio na Avenida Venezuela 110, que foi a suntuosa sede da Frota Oceânica e Amazônica, foi colocado à venda por 25 milhões de reais, e acabou sendo desapropriado logo depois pelo então governador Sergio Cabral Filho, por cerca de 1/3 do valor que pedia pelo prédio. O edifício se tornou a sede do INEA, Instituto Estadual do Meio Ambiente.

O empresário Rafael Fragoso Pires, que faleceu recentemente após complicações causadas pelo novo coronavírus conforme noticiamos aqui, era filho do armador com sua primeira esposa. Rafael esteve presente na festa de noivado que foi um dos primeiros focos da doença no Rio de Janeiro: era o pai da noiva.

Enquanto alguém não desembolsar os 116 ou os 60 milhões de reais, a casa de festas suspensa da Praia do Flamengo 284 vai seguir realizando o sonho de quem quiser ter um gostinho do que era o Rio de Janeiro fervilhante dos anos 60 a 80, pelo menos depois da pandemia da COVID-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Encalhada há 7 anos, cobertura que assistiu ao declínio de 2 impérios segue à venda por 60 milhões
Advertisement

34 COMENTÁRIOS

  1. Bando de recalcados de merda! Bando de fracassados! Bando de invejosos! Cabeça de parasita, alma de parasita!
    Bando de revolucionários gourmet! Acham que taxando herança ou grandes fortunas os recursos arrecadados vão parar nas mãos do povo! Imbecis! Não, IDIOTA, o dinheiro voltará pra algum governante corrupto no dia seguinte!
    Ou servirá pra dar aumentos salariais pra esses NABABOS do FUNCIONALISMO PÚBLICO brasileiro, aumentar seus luxos, suas mordomias, seus privilégios, conceder mais benefícios isentos de IRRF, mais férias, mais auxílios paletó, bolsa peru, gabinetes com mais aspones!
    Sujeito que defende esse tipo de coisa só pode ser um DÉBIL MENTAL formado por um outro DÉBIL MENTAL COMUNISTA(que mama salários de MARAJÁS do Estado), ou um FUNCIONÁRIO PÚBLICO que também mama horrores e está vendo que os cofres públicos estão vazios e a MAMATA está no fim!

  2. Jorge Reis, vamos lá…

    Após seu comentário pífio e que denota uma vontade inigual em demonstrar ser conhecedor de algo que não conhece de fato.

    1? ponto: Vc se diz não comprar um imóvel baseando-se em quem o visitou, mas sim pelo o que de fato é esse imóvel.

    Nesse ponto vc se baseou no comentário de alguém que esteve no local, entrando na contramão do que VC mesmo disse.
    Quanto ao cheiro de mofo, acredito não se tratar de mofo, visto que pelas fotos o imóvel é extremamente bem arejado, o que dificulta a propagação do fungo. Acredito ser cheiro de móvel velho, antigo…

    2? ponto: Palacios e castelos a 5mil Euros na Europa.

    Me diz qual, onde e com quem posso falar para adquirir esse imóvel, pois por esse preço, eu ficaria rico alugando para festas de casamento, noites de Arbnb ou mesmo para produções cinematográficas.

    3? Ponto – Bairro do Flamengo ser decadente e ponto de marginalidade e sexo ao ar livre.

    Bairro do Flamengo é um dos melhores bairros domicíliares do Rio. Tranquilo e bonito, boa infraestrutura e com a especulação imobiliária sempre positiva.
    Quanto ao sexo ao ar livre, me diga aonde e quando, ia querer participar da orgia. Há! Se está falando do parque do aterro do Flamengo, a noite, sim.. ali rola uns amassos.. Mas o que vc estava fazendo lá a noite?
    Quanto a Marginalidade, diga-me qual lugar do Rio não tem?

    Antes de comentar raiva e negatividade, comente com a verdade com veemência e não com o asco das mentiras.

  3. Alguns item a comentar.
    1. Valor do IPTU e das dívidas do imóvel.
    2. Quem tem dinheiro para viver num imóvel de 4mil m2 não vai querer um apartamento, mas uma casa em grande terreno.
    3. Quem tem dinheiro para tal, não vai escolher o Rio de Janeiro na atual conjuntura para viver. O pessoal está se mudando para a a Bela e Santa Catarina.
    4. Conforme alguém já comentou aqui, transformem em 4 aptos de luxo, pois mil m2 nesse endereço nobilíssimo vai vender, mas não custa fazer um estudo antes (sabe-se lá, né).
    5. Quem vai morar tendo uma das mais belas vistas do país não está interessado em frequentar a praia.

  4. Vejo pobre incomodado com taxação de grandes fortunas e heranças. Sindrome de que mesmo? A classe média se lasca pagando impostos que milionários são isentos.

  5. Imaginem vocês o gasto astronômico para refazer a eletrica, hidráulica, cabos de tv por assinatura, internet etc? Fora todas as reformas necessárias. Pelo menos 20 milhoes, ou vc fica com o mofo, hidráulica a lonto de vazar e eletrica a ponto de um curto e tudo virar cinzas. Não importa quem visitou o apartamento, o que importa é o imóvel. Não compro um apartamento por quem o visitou, mas pelo o qye é. Tem castelos e Palacios na Europa por5 mil euros. Quem vai comprar um imovel por um valos exorbitante no decadente bairro do flamengo com um jardim mal cuidado e um antro de marginalidade e sexo ao ar livre?

  6. Daqui a pouco estará deteriorado e sendo vendido por alguns milhões. É assim que termina a história de todas as grandes famílias tradicionais que falem…

    Quantos imóveis conhecemos de grande ricos que ficaram pobres, os imóveis vieram ruínas e depois demoliram e construíram grandes e modernos prédios?

    Pois é… Vai vendo..

  7. É um belo produto com uma exuberância impar! Porém, infelizmente, está fora da nova modalidade de moradia e preços do mercado nacional.

  8. Imagino o número de certidões negativas, cópias de CIdendidade, formal de partilha…Acho que com essa confusão cartorial que existe no Brasil, nunca vão encontrar um gringo que queira enfrentar essa burocracia.

    • Exato!! O gringo chega lá cheio dos milhoes e o RGI: precisamos de original e cópia de identidade, CPF, comprovante de estado civil, certidao de casamento, confirmacao de primeira comunhao, assinatura da avó com firma reconhecida. O gringo: avapaporra.

  9. O Apartamento e lindo, e eh isso que importa,eles anunciam o imóvel porque querem mostrar, e paga quem quer e não interessa que fique 4 5 10 anos. matéria de péssimo gosto, sem respeito algum com a família, que agora passou por esta perda. agora virem aqui comentar usando Alemanha como exemplo, eles la realmente redistribuíram riquezas a escravizando e matando mais de metade da população, roubaram as vidas de milhões de pessoas.e as transferiram para outras. e o que atualmente se diz ” redistribuição de riquezas” e na realidade as mesmas politicas de pão e circo que eram realizadas pelos romanos. tem muitas pessoas que não merecem o pais em que vivem.

    • Os herdeiros devem ficar com todo o patrimônio por quê?
      Meritocracia foi de quem construiu o patrimônio!
      E então, na Alemanha, eles (herdeiros) é que devem se esforçar para com parte (40% dos bens só membro da família falecido) mais que suficiente do patrimônio herdado manterem e desenvolverem eles próprios o seu.
      Isso é uma forma de meritocracia com justiça social através da redistribuição de riquezas.
      Citei a Alemanha, que também cobra imposto alto sobre doações, inclusive religião.
      Mas poderia citar França também.

  10. HERANÇAS transmitidas de pais para filhos, de geração em geração, tendo como consequência a concentração de fortuna.
    Chega-se ao cúmulo de deixar o imóvel há quase década sendo anunciado – porque foram tantos bens herdados, formando um gordo patrimônio, que não se importa em deixar uns anos a mais.

    Se fosse na Alemanha, o valor de 60% do patrimônio deixado como herança é cobrado de imposto para o Estado.

    Assim estará sendo feita redistribuição de riquezas.

    • 2 milhões KKKKKKKKKKKKKKKKK, eu moro em um apartamento 3 quartos no Flamengo que tem 160 metros, e é avaliado em 1 milhão e 400 mil, realmente, um imóvel de 4.000 metros quadrados, com piscina, uma vista maravilhosa, certamente só vale 600 mil a mais do que o que eu vivo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui