Enel identifica 137 furtos de energia em Paraty durante operação

A Enel Distribuição Rio identificou 137 furtos de energia em Paraty durante o projeto Energia Legal. A iniciativa também ofereceu atendimento móvel e negociação de débitos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A Enel Distribuição Rio realizou, na semana passada, a primeira edição do projeto Energia Legal em Paraty, identificando 137 irregularidades na medição de energia em unidades residenciais e comerciais. Além da fiscalização, a distribuidora ofereceu atendimento móvel para facilitar o acesso dos clientes a serviços como emissão de segunda via da conta, troca de titularidade e negociação de débitos. No total, 237 moradores foram atendidos e 46 negociações de dívidas foram realizadas.

Desde o lançamento, em novembro de 2019, o projeto já percorreu 29 cidades, encontrando cerca de 28,4 mil fraudes e furtos de energia, sendo 92% em residências e 8% em comércios. “O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa promove resultados relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é crime previsto no Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão, além da obrigação de pagamento pelo consumo irregular. A prática afeta diretamente o fornecimento de energia, causando quedas de qualidade no serviço, aumento de interrupções e maior dificuldade no restabelecimento da eletricidade. Segundo estimativas da Enel Rio, sem essas irregularidades, as tarifas dos consumidores da concessionária poderiam ser reduzidas em 5%.

Além do impacto financeiro, as ligações clandestinas representam riscos graves à segurança. Pessoas não habilitadas que tentam manipular medidores ou fazer conexões irregulares podem sofrer choques elétricos e acidentes fatais. Para denunciar furtos de energia, os clientes podem utilizar o aplicativo Enel Rio ou entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 280 0120, sem necessidade de identificação.

Durante a ação em Paraty, a Enel também disponibilizou informações sobre o programa Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), iniciativa do Governo Federal que oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda. O projeto Energia Legal segue com novas edições para ampliar o combate às fraudes e facilitar o acesso da população aos serviços da distribuidora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Enel identifica 137 furtos de energia em Paraty durante operaçãoddr newsletter Enel identifica 137 furtos de energia em Paraty durante operação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui