A Enel Distribuição Rio anunciou um plano de investimentos de R$ 6,1 bilhões entre 2025 e 2027 para a modernização da rede elétrica em 66 municípios do estado do Rio de Janeiro. O valor representa um aumento de 74% em relação ao plano anterior, que previa R$ 3,5 bilhões entre 2024 e 2026, e mais que dobro do montante investido entre 2021 e 2023.
A proposta foi detalhada nesta segunda-feira (17) em uma reunião com o governador Cláudio Castro, secretários estaduais e os executivos da concessionária: Antonio Scala, CEO da Enel Brasil, e Francesco Moliterni, presidente da Enel Rio. O novo plano inclui a construção de uma nova subestação em São Gonçalo, ampliação e modernização de mais de 90 subestações, instalação de 900 novos transformadores e 45 mil postes, além da expansão de 300 km de rede de média e alta tensão.
“Estamos investindo cada vez mais em toda a área de concessão. O novo plano prevê um volume ainda maior de recursos, que serão destinados a uma série de medidas para agilizar o restabelecimento da energia e nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes”, destacou Francesco Moliterni, presidente da Enel Rio.
Expansão da infraestrutura e maior confiabilidade do sistema
A nova subestação em São Gonçalo será essencial para garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia na cidade e arredores. Além disso, serão construídos 82 km de linhas de alta tensão e reformados ou ampliados 1,7 mil km de média tensão.
A companhia também intensificará ações de manutenção preventiva e corretiva, visando reduzir desligamentos não programados. O cronograma prevê a realização de 1,6 milhão de podas de árvores até 2027, sendo 540 mil por ano, além de inspeções em 66 mil km de rede elétrica.
Inovação e digitalização da rede elétrica
A Enel reforçará a automação da rede com a instalação de 2.800 equipamentos de telecontrole, que permitem operar remotamente o sistema elétrico e reduzir o tempo de restabelecimento em caso de interrupções. “Nosso objetivo é garantir que a quantidade de clientes afetados por desligamentos seja a menor possível, tornando o serviço mais eficiente e ágil”, explicou Moliterni.
Ampliação do atendimento e geração de empregos
Para melhorar o suporte aos consumidores, a Enel abrirá quatro novas lojas de atendimento em Niterói, São Gonçalo e Petrópolis, com ambientes mais modernos, digitais e confortáveis. A nova unidade de Niterói substituirá a loja do Centro por uma estrutura maior, enquanto São Gonçalo ganhará uma loja em Alcântara.
O plano também prevê a contratação de 2 mil novos colaboradores entre 2024 e 2026, além da incorporação de 680 veículos para reforçar as operações em campo. Em 2024, serão adicionados 500 profissionais e 174 veículos à frota da distribuidora.