Enel Rio realiza um milhão de podas em dois anos para evitar quedas de energia

A Enel Rio realizou cerca de um milhão de podas de árvores entre 2023 e 2024 para reduzir o impacto da vegetação na rede elétrica. A ação visa aumentar a segurança e a resiliência do sistema diante de eventos climáticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Enel Distribuição Rio realizou cerca de um milhão de podas de árvores entre 2023 e 2024 em sua área de concessão, que abrange 66 cidades do estado. O objetivo da ação é reduzir o impacto da vegetação na rede elétrica e reforçar a resiliência do sistema diante de eventos climáticos extremos.

No último ano, foram executadas 561.128 podas, um aumento de 41% em relação a 2023, quando 396.858 intervenções foram realizadas. Para 2025, a concessionária projeta 628 mil podas, representando um crescimento de 12% em relação a 2024.

A ação faz parte do Plano de Ampliação e Confiabilidade do Fornecimento de Energia e Segurança da Rede Elétrica e busca minimizar os riscos de interrupções no fornecimento, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

Destaques por município

A Enel Rio intensificou os trabalhos em diversas regiões do estado. Em Teresópolis, foram realizadas 47.242 podas, um aumento de 121% em relação ao ano anterior. Em Campos dos Goytacazes, foram 35.560 podas, um crescimento de 172%. Outros municípios que registraram aumento significativo incluem Macaé (19.667 podas, alta de 89%) e Petrópolis (35.060 podas, crescimento de 49%).

Na Região Metropolitana, Niterói teve 33.652 podas. Já na Região dos Lagos, os números foram: Araruama (1.746), Búzios (2.368) e Cabo Frio (3.993). Em Paraty, na Costa Verde, a distribuidora contabilizou 30.957 podas.

Para o diretor de Redes da Enel Rio, José Luis Salas, a manutenção preventiva reduz o impacto dos fenômenos climáticos e garante maior estabilidade ao fornecimento de energia. “Fazemos um trabalho preventivo para minimizar problemas durante o período de chuvas. Tudo é realizado com equilíbrio entre nossa operação e o respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Salas também destacou a parceria com as prefeituras, responsáveis pela manutenção da arborização urbana. “Quando solicitado, cortamos a energia para que as equipes municipais realizem o serviço necessário nas árvores. Já as podas preventivas, quando os galhos ameaçam a rede elétrica, são feitas diretamente por nós”, explicou.

A Enel Rio ainda alerta a população sobre os riscos de plantar árvores próximas à rede elétrica, o que pode causar acidentes em caso de contato acidental.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Enel Rio realiza um milhão de podas em dois anos para evitar quedas de energia

1 COMENTÁRIO

  1. Essa poda é barata para a empresa e duvido que seja feita de forma correta, o que a torna questionável do ponto de vista ambiental. Enquanto isso, a italiana Enel aumenta sua lucratividade no Brasil e transfere essa bolada para o governo da Itália e seus acionistas privados de lá. Ou seja, eles oferecem um serviço porcaria no Brasil, gastam o mínimo possível (quando gastam), e remetem todo o lucro para a Itália, deixando nossas cidades neste estado que conhecemos. É o velho ranço de usar o Brasil para ganhar muito dinheiro e enriquecer gringo, em troca de tratar a população como ratos de esgoto.

    Olha a burrada que fizemos: monopólio PRIVADO de serviço ESSENCIAL e ainda por cima de empresa GRINGA.

    Quanto tempo será que a gente aguenta?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui