Eneva pode comprar Novo Porto de Macaé

Empresa de energia, Eneva, deve comprar o projeto do Terminal Portuário de Macaé, investimento passa de R$ 1 bilhão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Eneva, empresa de energia que atua nos setores de geração, exploração e produção de petróleo e gás natural e comercialização de energia elétrica, deve comprar o projeto do Terminal Portuário de Macaé, é o que informa o Brazil Journal. O investimento é de R$ 1 bilhão e permitirá à companhia implementar seu plano de desenvolver térmicas na costa.

A Eneva é antiga MPX Energia, e pertencia ao infame Eike Batista. Mas em 2014 o controle passou para as mão do grupo alemão de energia E.ON, quando há a mudança de nome. Em 2016, a Eneva se junta com a Paranaíba Gás Natural, antiga OGX Maranhão, mas que já estava nas mãos do Fundo de Investimento Cambuhy, ligado a família Moreira Salles.

De acordo com Geraldo Samor, do Brazil Journal, o  projeto está alinhado com a estratégia do CEO Pedro Zinner de desenvolver um hub de gás, composto de térmicas, infraestrutura associada e um terminal de regaseificação de GNL. Ele também lembra que os planos da empresa bem justamente quando o Brasil passa por uma crise hidríca aguda, precisando de usinas ‘térmicas na base’ — aquelas que estão disponíveis 24 horas por dia e conectadas por dutos aos navios que trazem o gás. Vale lembrar que a base energética do Brasil é hidrelétrica, e a crise hídrica é tão grave que pode deixar o Rio de Janeiro sem água.

Macaé, diz o Brazil Journal, está em localização estratégica, com acesso tanto ao gás do pré-sal (hoje o mais competitivo) quanto ao gás importado. E o terminal portuário da cidade terá  um terminal de líquidos e apoio offshore e outro para movimentação de petróleo, com dois berços de atracação aptos a receber navios VLCC e movimentar de até 2 milhões de barris de petróleo por dia.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Eneva pode comprar Novo Porto de Macaé
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui