Foi lançada, na manhã desta quinta-feira (06/02), uma nova estratégia para combater o aumento do roubo de veículos no Rio. A ação, que visa reduzir esse tipo de crime na Região Metropolitana, contará com uma série de recursos tecnológicos avançados, com destaque para o uso de drones e um caminhão equipado com câmeras e sistemas de monitoramento.
O projeto tem como foco principal, por enquanto, a Zona Norte da capital, uma área considerada mais vulnerável a esse tipo de ocorrência. A região, cortada por importantes vias expressas, como a Avenida Brasil, as Linhas Amarela e Vermelha, além do entroncamento com rodovias federais, tem sido um dos principais alvos dos criminosos.
Uma base móvel, instalada em um caminhão, será posicionada nas proximidades do Estádio do Engenhão, no bairro do Engenho de Dentro, para monitoramento da área. A partir dessa base, os agentes poderão acessar câmeras de trânsito das principais vias da região e realizar abordagens rápidas quando um veículo suspeito for identificado. Além disso, o sistema de câmeras espelhadas por toda a área do 3º BPM (Méier) irá garantir um monitoramento constante, ampliando a cobertura e eficiência da operação.
A escolha da Zona Norte para o início da ação se deve ao expressivo aumento no número de roubos de veículos nessa região. No mês de dezembro de 2024, o 3º BPM registrou 270 ocorrências, o que representa um aumento alarmante de 93% em relação ao mesmo mês em 2023, quando foram registrados 140 roubos de veículos. O acumulado de 2024 mostra que, só nessa área, o número de carros roubados chegou a 2.732, um aumento de 43% em comparação com 2023, quando foram registrados 1.921 roubos.
Os números refletem uma escalada do crime não apenas na Zona Norte, mas em todo o Estado do Rio. Na última semana, mais de 800 veículos foram roubados em todo o território fluminense, com a Região Metropolitana representando uma generosa parcela dos casos.