Os ensaios técnicos na Sapucaí, momento de afinar os preparativos para o desfile em março, estão se tornando cada vez mais populares entre os cariocas. Quem foi à última rodada de ensaios, foi pego de surpresa pela quantidade de público. Mal havia espaço em alguns setores, principalmente nos mais próximos às entradas que dão para a Praça Onze. As arquibancadas estavam praticamente lotadas, com exceção dos setores 12 e 13, que não foram abertos. Não perdendo em nada para um público do desfile oficial.
Com acesso gratuito, esse aumento não é impressão e é confirmado pelos números da Liesa. Em 2024, a média de público nos ensaios variava entre 30 mil e 50 mil pessoas por noite. Já em 2025, o recorde chegou a 80 mil pessoas, como foi registrado neste último sábado, quando Salgueiro, Imperatriz e Viradouro pisaram na “passarela do samba”, representando quase 40 mil a mais em comparação ao primeiro ensaio, realizado em janeiro.
Teste de Luz e Som
Mas calma, quem não pôde acompanhar, tem mais uma oportunidade. Pela primeira vez, a Liesa definiu um segundo desfile técnico, voltado para os testes de luz e som — para emocionar ainda mais o público. Quem acompanhou a primeira rodada sabe que o som de cada escola só é transmitido pelo carro que cruza a Avenida. Ou seja, quem está nos setores mais afastados não é impactado pelo desfile enquanto o veículo não chega por lá. Agora, toda a Sapucaí vai ouvir, de alto e bom som, todo o desfile. Sem contar os efeitos especiais das luzes, que vêm fazendo sucesso por lá nos últimos anos. Esse “vale a pena ver de novo” terá um reforço na segurança, esquema especial de transporte e camarotes abertos, com ingressos à venda, inclusive. Quase um Carnaval antecipado. Nesta sexta (21/02), desfilam Unidos de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Mocidade e Paraíso do Tuiuti.
Como Chegar?
O melhor acesso para a Sapucaí continua sendo o transporte público, preferencialmente o metrô. Para os setores pares, mais próximos ao metrô, a recomendação é usar a Estação Praça Onze — a estação da Cidade Nova também atende, caso queira caminhar um pouco mais. Para os setores ímpares, a melhor opção é a Central do Brasil. Quem for ao ensaio hoje tem até as 4h de sábado para pegar o metrô. Para o público que estiver na Sapucaí no fim de semana, o embarque poderá ser feito até as 2h.
Entre hoje e domingo, serão disponibilizados trens extras da SuperVia para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna. A estação Central do Brasil fechará nos horários habituais e será reaberta à meia-noite para embarque, sempre realizado pelo acesso A, mais próximo ao metrô. As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Nos ramais Santa Cruz e Saracuruna, os trens partirão às 00:30, 02:30 e 04:30. Já no ramal Japeri, os horários serão 00:45, 02:45 e 04:45. No domingo, os trens extras do ramal Saracuruna encerrarão viagem na estação Gramacho.