O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal, referente a 2023, aponta que a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro apresentou queda na avaliação.
De acordo com a pesquisa, divulgada na última quarta-feira (14/08), o Ideb do ano passado em relação às escolas estaduais fluminenses foi de 3,3. Já em 2021, até então último levantamento realizado, o índice era de 3,9. Vale ressaltar que ambos estão abaixo da meta pré-estabelecida para esse nível de ensino, que é de 4,6.
Outro fator negativo que a pesquisa mostra é que o RJ tem o pior Ideb do Sudeste no que diz respeito ao ensino médio, perdendo para os outros três estados que integram a região, isto é, Espírito Santo (4,7), São Paulo (4,2) e Minas Gerais (4,0).
Melhora na capital
Em contrapartida ao mau desempenho a nível estadual, o Rio de Janeiro apresentou melhora em índices educacionais no âmbito municipal. No ensino fundamental, em relação aos anos iniciais de estudo, ou seja, do 1º ao 5º, a capital fluminense teve Ideb de 6,0 em 2023, enquanto que, em 2021, o índice foi de 5,4. Já sobre o 6º, 7º, 8º e 9º anos, o Ideb foi de 5,2, contra 5,0 na pesquisa anterior.
Tudo fruto dos militantes (professores???) esquerdistas: a militância tá nota 10, já o ensino: é esta porcaria que estamos vendo!. Tudo que eles tocam vira lixo!…
A educação bolsonarista aí…Do Cláudio Castro.
Pra fazer entrega pelo iFood ou dirigir Uber não precisa de educação. Basta saber ler e escrever ter alguma noção de operações básicas de matemática (somar, subtrair).