Entrega voluntária de crianças no RJ teve aumento de 126% em um ano

Houve ainda um aumento de mais de 44% no número de crianças entregues porque o responsável estava doente ou teve que cuidar de algum parente doente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Maurício Porão/Prefeitura de Macaé

Dados do 27º Censo do Módulo Criança e Adolescente, feito pelo Ministério Público do Rio, mostraram um aumento na entrega voluntária de crianças em abrigos no estado do Rio. Segundo a pesquisa, foram 126% a mais que no ano passado.

A pesquisa também aponta um aumento de mais de 44% no número de crianças ou adolescentes entregues porque o responsável estava doente ou teve que cuidar de algum parente doente durante a pandemia.

Apesar do aumento nos casos de entrega voluntária, o principal motivo de acolhimento no Rio de Janeiro segue sendo negligência, que corresponde a 36,95% dos casos. Em seguida, os casos de menores abandonados pelos responsáveis, que são 9,03% dos casos, e as crianças e adolescentes em situação de rua, que representam 7,36% dos casos.

O levantamento mostra ainda que crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos são a maioria dos acolhidos, representando 68% do total. O perfil racial mostra que 79,51% são negros.

Advertisement

Além disso, dos 1.318 acolhidos, apenas 12% estão aptos para adoção e, do total, metade não recebe visitas de qualquer parente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Entrega voluntária de crianças no RJ teve aumento de 126% em um ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui