Equipe de Robótica da PUC-Rio é campeã nos EUA

A RioBotz foi campeã na Norwalk Havoc Robot League, prestigiada competição de robôs de combate dos EUA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CAMPEÃO TOURO JR

Três robôs, um ouro e uma prata. Este foi o excelente resultado da estreia da RioBotz, equipe de robótica da PUC-Rio, na Norwalk Havoc Robot League (NHRL). A prestigiada competição de robôs de combate — dedicada às categorias Beetleweight (BW – 1,3kg/3lb), Hobbyweight (HW – 5,4kg/12lb) e Featherweight (FW – 13,6kg/30lb) — aconteceu nos dias 16 e 17 de julho nos EUA, em Norwalk, no estado de Connecticut. A RioBotz competiu com um robô para cada uma das três categorias. O Touro Jr, da HW, conquistou o ouro, o Touro Feather, da FW, foi vice-campeão e o MiniTouro ficou em 13º lugar entre os 80 robôs da BW. Com as colocações, Touro Jr e Touro Feather foram classificados para competir no NHRL World Championship, em dezembro.  

O Touro Jr enfrentou na final o robô Saiko!, do engenheiro Jamison Go, do MIT e veterano da BattleBots, programa televisivo americano de combate de robôs, que sempre contou com a participação da equipe da PUC-Rio. A luta de três minutos foi um duelo de pilotos entre ele e o capitão da RioBotz, Matheus Amaral. Por unanimidade, os juízes deram a vitória ao robô brasileiro. 

Já o Touro Feather foi vice-campeão, enfrentando outro veterano da BattleBots, o engenheiro de design Adam Wrigley. O seu robô Knock Off White tinha o dobro do peso da categoria FW, permitido por se locomover por um complexo sistema de pernas, ao invés de rodas. Mesmo com a desvantagem de peso, Touro Feather ofereceu resistência, levando a disputa a uma decisão dos juízes. 

TROFEUS Equipe de Robótica da PUC-Rio é campeã nos EUA
Os alunos Gabriel Fischer e Matheus Amaral seguram os robôs Touro Feather e Touro Jr. Ao centro, o Prof. Marco Antonio Meggiolaro com o troféu de campeão do Touro Jr. 

A equipe brasileira, representada pelos alunos Matheus Amaral e Gabriel Fischer, além do coordenador, o Prof. Marco Antonio Meggiolaro, contou com o apoio da Faperj para a ida à competição. “Com o fim da RoboGames e o impacto da pandemia, a NHRL vem se tornando o principal evento nos EUA desde 2018, para robôs de até 13,6kg”, reforça Meggiolaro, que acrescenta: “A participação da RioBotz foi constantemente elogiada pelos locutores do evento, que também foi transmitido pela internet. Havia muitos fãs da equipe e do Minotaur, nosso robô de 113kg, que participa exclusivamente da BattleBots. A estrutura do evento é gigantesca, incluindo um prédio dedicado a ele e um museu de robôs de combate”.  

Advertisement

Com essas vitórias, a RioBotz chega a 194 medalhas desde 2003 (quando começou a competir), sendo 96 de ouro, 55 de prata e 43 de bronze em competições nacionais e internacionais. O Touro Jr conquistou agora sua décima medalha (a sétima de ouro) desde 2007, e o Touro Feather já tem 13, sendo dez de ouro desde 2008. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Equipe de Robótica da PUC-Rio é campeã nos EUA
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui