O vulcão. Foto: Europa Press/Getty Images

Depois de décadas adormecido, o vulcão Cumpre Vieja, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano deu sinais de atividades sísmicas e isso poderia provocar tsunamis na costa do Brasil.

Embora a maior preocupação seja em relação ao Nordeste Brasileiro, toda a costa do país pode ser afetada, inclusive o Rio de Janeiro.

Contudo, apesar de todo alarde feito nas redes sociais, a chance de um tsunami afetar nosso país é baixa, apesar de existir, de fato. É o que explica o professor Francisco de Assis Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

“As probabilidades dentro desses parâmetros são muito pequenas”, afirmou o professor que explicou que as simulações que mostram a chegada de um tsunami no Brasil usam velocidades extremas, bem diferente do que pode acontecer dentro da normalidade.

O Rio de Janeiro tem um vulcão? O DIÁRIO DO RIO conversou com uma geóloga, que explicou que a estrutura geológica que existe em Nova Iguaçu nunca foi um vulcão, e sim uma câmara magmática.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui