O projeto Selarón Pedaço(s) do Mundo, idealizado pela LIGUIA (Liga Independente dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro), irá lançar um leilão virtual durante o Etherem.Rio – maior evento sobre blockchain da América Latina – do primeiro NFT (token não fungível) do mural chamado Pregnant Woman in a Favela in Rio de Janeiro, um dos mais conhecidos azulejos presentes na obra criada pelo artista chileno Jorge Selarón, na Lapa.
O leilão do NFT ocorrerá a partir de 08h desta sexta-feira, dia 11 de março, quando começa o bootcamp (curso sobre blockchain) na Fábrica de Startups, e irá se encerrar às 20h do dia 20/03, ao término do hackaton (concurso de desafios do evento) no Museu do Amanhã. No dia 16/3 o evento vai contar com a presença do prefeito Eduardo Paes.
Os recursos arrecadados com o leilão deste NFT têm como objetivo financiar a estrutura necessária para criação da Fundação Selarón, sonho do artista Jorge Selarón, cuja entidade irá coordenar as ações de salvaguarda da Escadaria, sendo beneficiada com os recursos do fundo patrimonial (endowment) que está sendo modelado baseado na Lei 13.800/19.
A modelagem de endowment (fundo patrimonial) em estudo se baseia na estrutura com causas permitidas pela Lei Federal n.º 13.800/19 e objetiva também a criação de “contas” – sendo a da Escadaria Selarón uma delas. Outras duas contas seriam destinadas a um fundo de previdência complementar para os Guias de Turismo aderentes e de uma Caixa de Assistência para os Guias de Turismo associados.