A Escola de Música Villa-Lobos, localizada no Centro do Rio de Janeiro, foi revitalizada por meio do programa Acelera Funarj, em parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (EMOP-RJ). Com um investimento superior a R$ 700 mil, a reforma incluiu a renovação das salas de aula, o terraço, além de novos pisos e pintura. Para marcar a conclusão das obras, será realizada uma visita guiada pelas áreas reformadas da instituição na próxima terça-feira (10/09).
Um dos principais focos da reforma foi a modernização do sistema elétrico da escola. O espaço recebeu um novo quadro de luz e eletrodutos, ampliando a capacidade de potência e proporcionando maior segurança para alunos e professores. Com essa melhoria, a escola agora tem condições de suportar apresentações simultâneas, facilitando o desempenho de atividades acadêmicas e artísticas.
“O projeto da Escola de Música Villa-Lobos é fundamental para a formação cultural de muitos cariocas. É uma instituição de grande tradição, e a reforma garante mais segurança e conforto para os alunos e profissionais que desempenham um trabalho tão importante para a sociedade“, destacou Jackson Emerick, presidente da Funarj.
Tradição e Importância
Fundada em 1952 com o objetivo de ser um centro popular de ensino de artes, a Escola de Música Villa-Lobos conta atualmente com cerca de 1.200 alunos, a partir dos oito anos de idade. A instituição se destaca por seu compromisso com a democratização do ensino musical, proporcionando acesso à arte para a população fluminense.
Além das atividades educacionais, a escola abriga o Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino, que possui um acervo especializado em música popular e erudita, incluindo livros, partituras, periódicos, CDs e DVDs. Desde sua ampliação, em 2002, o espaço também oferece um banco de dados e áreas para audição e projeção de materiais audiovisuais.