Categorias: Cidades

Escola SESC de Ensino Médio na Barra da Tijuca

Compartilhar

Por Bruno Kazuhiro do Perspectiva Política

Alguns podem não saber, porém, o Rio de Janeiro conta com uma escola de ensino médio de excelência inteiramente gratuita. Trata-se da Escola SESC de Ensino Médio, situada entre o bairro de Jacarepaguá e a Barra da Tijuca, que recebe alunos de todo o Brasil interessados em seu ensino em uma área de 59 mil m².

 

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

A ESEM, mantida pelo SESC, é uma inovação completa. O campus é inteiramente informatizado, com internet wireless e diversos computadores. Os alunos residem na própria ESEM, retornando aos seus estados de origem em datas especiais, e recebem assistência médica e odontológica e laptops em sistema de comodato, além da hospedagem.

O ensino na ESEM é integral e os alunos se formam tendo conhecimentos profundos a respeito do currículo do ensino médio, da língua inglesa e da tecnologia. Como se já não bastasse isso, são oferecidos ainda cursos técnicos.

 

As turmas, que não ultrapassam o número de 15 alunos, facilitando a absorção dos conhecimentos e a qualidade das aulas, são subsidiadas pelo Departamento Nacional do SESC, o Serviço Social do Comércio. Vale ressaltar ainda queos professores também residem na ESEM, o que intensifica muito a interação entre o alunado e o professorado.

 

O horário integral é praticado na ESEM, onde os alunos podem usufruir, além das aulas, de atividades interdisciplinares extraclasse em diversos ambientes internos e externos, dos quais dispõe a ótima infraestrutura do local, que conta com restaurante, teatro com 600 lugares, biblioteca com 40 mil volumes, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança e ambientes para ginástica e musculação.

 

O processo seletivo é feito através de provas e entrevistas com os candidatos e com os pais destes. A preferência é dada aos estudantes de escolas públicas, que, supostamente, teriam mais dificuldade para conseguir estudar em uma Escola de excelência como a ESEM, mas que fosse paga. A Escola recebe anualmente 160 novos alunos e o foco são os jovens talentos.

 

Com certeza, é uma bela iniciativa do SESC que, tomara, continuará economicamente viável por muitos e muitos anos. Vale a pena conferir o site oficial da ESEM e o blog dos seus alunos.

 

A partir de agora, todos vocês já sabem: Sempre que passarem em frente à Escola SESC de Ensino Médio, tenham a certeza de que um ensino gratuito, solidário e de alta qualidade está sendo oferecido ali.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Quintino Gomes Freire

Diretor-Executivo do Diário do Rio e defensor do Carioca Way of Life