Escolas deverão fazer atividades sobre João Cândido

As escolas do RJ podem ser obrigadas a desenvolver atividades sobre João Cândido, o “Almirante Negro”, líder da Revolta da Chibata

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As escolas públicas e privadas podem ser obrigadas a desenvolver atividades regulares sobre João Cândido Felisberto, o “Almirante Negro”, líder da Revolta da Chibata. É o que propõe o projeto de lei 3.863/21, de autoria dos deputados Waldeck Carneiro e André Ceciliano, ambos do PT, aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (02/06).

A medida prevê que as atividades sejam desenvolvidas em observância ao projeto político-pedagógico das escolas, por meio de ações transdisciplinares, assegurando a autonomia das unidades escolares. A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, no ano de 1910, contra o uso de chibatadas por oficiais brancos ao punir marinheiros negros e mulatos. João Cândido Felisberto foi declarado herói do Estado do Rio de Janeiro pela Lei 8.623/19.

O texto ainda aponta que, no Mês da Consciência Negra (Novembro), as escolas deverão promover atividades relacionadas à Revolta da Chibata em parcerias com órgãos públicos e movimentos culturais da sociedade civil. Todas as atividades previstas pela medida serão custeadas com recursos do Fundo Estadual da Cultura.

A trajetória e o legado de João Cândido Felisberto não são suficientemente conhecidos pelas gerações atuais. Sua memória precisa ser preservada como patrimônio inalienável da história do povo brasileiro e, por isso, a contribuição das escolas de educação básica é absolutamente fundamental”, justificaram os autores do projeto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas deverão fazer atividades sobre João Cândido
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui