Escolas Estaduais do Rio recebem investimento da Faperj

Foram escolhidos 130 projetos que darão suporte a 130 unidades da rede pública do estado no ano vigente de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Bruno Alfano

As escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro receberão R$ 9,9 milhões em investimento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. O resultado do edital “Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021” foi anunciado semana passada, e a lista dos contemplados inclui projetos de escolas municipais, estaduais e federais dos níveis Fundamental e Médio.

No total, foram escolhidos 130 projetos que darão suporte a 130 unidades da rede pública do estado no ano vigente de 2022. O objetivo é apoiar iniciativas voltadas à melhoria da escola pública, por meio de projetos que abordem temas educacionais relevantes e que permitam o aprimoramento da qualidade das escolas da rede pública.

Advertisement

O orçamento inicial era de R$ 8 milhões, mas, com a quantidade recorde de propostas, houve um aumento de recursos aprovados. Dentre eles, pelo menos 30% serão destinados a projetos envolvendo escolas públicas sediadas fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Entre as iniciativas contempladas, algumas vão muito além da sala de aula, como um projeto para as escolas de Campos de Goytacazes, no Norte Fluminense, que utilizará a agricultura como ferramenta para o ensino de ciências. Outra proposta aprovada levará a literatura de Rachel de Queiroz e Albert Camus como eixos articuladores para o ensino de ciências.

Os desafios impostos pela pandemia e as relações de aprendizado em escolas públicas serão o foco de um projeto da Unigranrio. A criação de ambientes educativos inovadores também é outro desafio, assim como a inclusão de surdos na volta às escolas.

Uma das principais finalidades desse edital é superar e mitigar os impactos da pandemia na educação, visando diminuir as disparidades e diferenças educacionais geradas pelo fechamento das escolas. O edital busca ainda favorecer projetos de formação continuada dos professores, de elaboração de propostas curriculares inovadoras, bem como contribuir para a melhoria da infraestrutura necessária à educação da rede pública fluminense.

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, a educação é um direito que deve estar cada vez mais acessível para todos.

A educação sempre vai ser uma das minhas principais ações enquanto gestor público, porque só assim preparamos e desenvolvemos um futuro melhor para cada profissional, para cada cidadão. Acredito que os projetos que foram selecionados vão ajudar no desempenho dos estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho, além de atualizar e capacitar os professores elevando a qualidade de ensino” ,  afirma Dr. Serginho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas Estaduais do Rio recebem investimento da Faperj
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui