Imagem meramente ilustrativa do Colégio Estadual Chico Anysio, no Andaraí, Zona Norte do Rio - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

As escolas estaduais do Rio de Janeiro retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira (16/08) tanto na capital quanto em mais 35 municípios fluminenses. Vale lembrar que a reabertura dos colégios já havia acontecido em 26/07, mas, por conta do aumento no número de casos de Covid-19, foi suspensa no dia 06/08.

Para retomar o ensino nesta segunda, o Governo do RJ promoveu modificações nos protocolos de segurança. Além de seguir as recomendações já tradicionais, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento recomendado, as unidades escolares deverão obedecer, também, os decretos de abertura e fechamento das cidades onde estão localizadas.

Sendo assim, escolas localizadas em municípios onde a Prefeitura local determinou o fechamento precisarão respeitar as normas. Na última semana, 36 municípios fluminenses tiveram as aulas suspensas, pelo fato de estarem com bandeira vermelha, isto é, condição mais severa de transmissão do Coronavírus. Esta semana, esse número foi reduzido para 16 cidades.

Ao todo, dos 92 municípios do RJ, 76 estão com aulas presenciais. De acordo com o decreto do Governo do Estado, que determina a maneira como as escolas devem funcionar, quando a respectiva cidade estiver em bandeira vermelha, os colégios poderão seguir operando com 40% da capacidade presencial.

Na bandeira laranja, por sua vez, condição média de transmissão do Coronavírus, as escolas poderão utilizar 70% da capacidade. Já com bandeiras amarela ou verde, fica autorizada a ocupação de 100% da capacidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui