Escolas municipais do Rio ganham programa que garante distribuição de absorventes menstruais nas unidades

Iniciativa da Prefeitura, que começa a valer a partir desta quarta (13/10), visa combater a ausência de estudantes nas aulas por não haver absorventes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução/Internet

A partir desta quarta-feira (13/10), as escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro receberão o projeto ”Livres para Estudar”, comandado pela Secretaria de Educação da capital fluminense e que tem como objetivo não permitir que falte absorventes nas unidades para as meninas, fazendo, assim, com que elas não deixem de frequentar as aulas. A expectativa da Prefeitura é que aproximadamente 100 mil estudantes sejam beneficiadas pela iniciativa.

De acordo com o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha (PSB), uma em cada 4 alunas já deixou de ir ao colégio por não haver absorventes no local. Ainda segundo ele, o programa tem como meta principal ”disponibilizar dignidade e tranquilidade para que as meninas participem normalmente da vida escolar”.

”Nosso intuito é distribuir mais de 8 milhões de absorventes por ano, um investimento de R$ 14 milhões, atingindo mais de 100 mil alunas da rede municipal”, complementou.

Veto federal

Vale ressaltar que a ação da Prefeitura do Rio acontece em contrapartida ao veto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à distribuição gratuita de absorventes menstruais para alunas de baixa renda em escolas públicas e pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema.

Advertisement

Segundo o chefe do Poder Executivo federal, o referido projeto de lei traria um custo de cerca de R$ 100 milhões à União. ”Se o Congresso derrubar o veto do absorvente eu vou tirar dinheiro da Saúde e da Educação. Tem que tirar de algum lugar”, ameaçou Bolsonaro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Escolas municipais do Rio ganham programa que garante distribuição de absorventes menstruais nas unidades
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Exaaaaato!!!!
    E vou ainda mais longe!!!
    Pílulas anticoncepcionais são distribuídas gratuitamente há séculos!!
    Não querem gastar dinheiro com absorventes?Usem a pílula sem intervalo….não há necessidade desse intervalo…Parem de menstruar,e não engravidem de quebra!!
    É o cúmulo da idiotia!!!Quem quiser q use panos ecologicamente corretos,e q sempre se usou…Assim como fraldas de pano!!!Pobre agora virou sinônimo de preguiçoso, quer tudo sem esforço…
    Cansei de lavar fraldas e meu braço não caiu!!
    É uma falta de vergonha na fuça dessa gente!!!Taca uma rolha logo,q resolve o problema!!

  2. Era só o que faltava. Vai nos finais de semana nos bailes para ver se não estão com as roupas da moda e cabelo de última geração. não podem ir às aulas, mas aos bailes podem? Prefeitura contribuindo para a geração mimimi. Aos 13 anos já trabalhava para ajudar em casa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui